A prefeitura de Maracaju, através da Secretaria de Assistência Social e Acomma – Associação Comunitária das Mulheres de Maracaju, realizou a campanha “Acomma recicla seu óleo”.

Concurso de reciclagem de óleo de cozinha vira projeto contínuo da prefeitura de Maracaju
/ Foto: Assessoria de Imprensa

A ação foi idealizada pela secretária da Acomma, Andréia batista, que é Bióloga, com apoio da primeira-dama do município, Leila Gonçalves Azambuja e demais envolvidos, e teve como objetivo incentivar alunos da rede municipal, estadual e particular a arrecadar óleo de cozinha usado para a competição que ofereceu premiação para as três primeiras colocadas.
Os participantes conseguiram arrecadar um total de 3.850 litros de óleo. A escola vencedora foi a unidade Educar para Crescer, que ficou com o prêmio principal de cinco mil reais em equipamentos e mais dois mil e quinhentos reais para os alunos converterem em atividade de lazer.
O segundo lugar ficou com a escola José Pereira da Rosa, que recebeu um bebedouro, e a terceira colocação foi da Escola João Batista Lino Braga, tendo como premiação um microcomputador. Os prêmios foram oferecidos pela Prefeitura de Maracaju.
Com o material arrecadado, a Secretaria de Assistência Social ofereceu às mulheres da Acomma o curso de produção de sabão usando o óleo como matéria prima. “Nós temos como objetivo buscar capacitação e cursos para que essas mulheres pratiquem uma atividade de ocupação e rentabilidade, e esse curso ofereceu a elas a oportunidade de utilizar este material para uma renda extra. Além disso, temos a parte ecológica, onde inserimos nossos alunos a promover o descarte correto deste material tão prejudicial ao meio ambiente”, releva a primeira-dama Leila.


SUCESSO

Com o sucesso do concurso entre as instituições de ensino e a grande quantia de óleo arrecadado, tornou-se realidade um sonho antigo da secretária de Assistência Social, Ilma Aquino, de oferecer às mulheres da Acomma um curso de produção de sabão, usando como matéria prima o óleo de cozinha usado.

O prefeito de Maracaju, Dr. Maurílio Azambuja, através da solicitação da primeira-dama Leila, decidiu tornar a arrecadação de óleo de cozinha um projeto contínuo coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente. “Ficamos impressionados com a quantidade de óleo arrecadado em tão pouco tempo pelas escolas, e pensamos na possibilidade de tornar isso um projeto. Graças a sensibilidade e visão do nosso prefeito, foi solicitado que a Secretaria de Desenvolvimento dê continuidade permanente na arrecadação, estendendo a toda comunidade. Para nós é uma alegria muito grande poder proporcionar atividade para as mulheres através da produção de sabão e colaborar para que este material não seja descartado de forma errada na natureza” reforça Leila.

Concurso de reciclagem de óleo de cozinha vira projeto contínuo da prefeitura de Maracaju
Concurso de reciclagem de óleo de cozinha vira projeto contínuo da prefeitura de Maracaju