O trabalho é realizado após alerta emitido pela Defesa Civil, devido às condições climáticas

Concessionária intensifica ações de monitoramento e prevenção de incêndios em MS
O trabalho é realizado após alerta emitido pela Defesa Civil, devido às condições climáticas / Foto: Empresa é responsável por abastecer cinco municípios em Mato Grosso do Sul. (Foto: Divulgação/Neoenergia Elektro)

A concessionária de energia Neoenergia Elektro, responsável por abastecer cinco municípios em Mato Grosso do Sul, intensificou o monitoramento de áreas em alerta para o risco de queimadas, nas localidades em que a concessionária atende no Estado. O trabalho é realizado após alerta para riscos de incêndio, emitido pela Defesa Civil, devido às condições climáticas. 

Mato Grosso do Sul enfrenta um período de baixa umidade do ar, especialmente nos municípios localizados no sul do Estado. A previsão é de que, ao longo da semana, a umidade fique abaixo dos 20%, com temperaturas de 35ºC, condições que contribuem para os riscos de incêndios. 

Além do monitoramento 24 horas por dia, nas áreas em alerta, a concessionária também está realizando ações de conscientização que visam alertar a população para não utilizar fogo na limpeza de terrenos e para não descartar bitucas de cigarro de forma inadequada. 

Medidas preventivas
Dentre as medidas para reduzir o número de ocorrências provocadas por queimadas, a concessionária realiza a limpeza de faixas de servidão, poda de árvores e arbustos e remoção da vegetação ao redor dos postes, além de inspeções para identificar e mitigar riscos potenciais. 

Em caso de queda de fios ou postes de energia devido a incêndios, a população deve manter distância e acionar imediatamente a empresa pelo 0800 701 01 02. 

Confira as orientações: 

Nunca acenda fogueiras ou queime lixo próximo à rede elétrica;
Não jogue pontas de cigarro ou fósforos acesos em áreas com vegetação seca; certifique-se de apagar completamente qualquer material inflamável antes de descartá-lo;
Não solte balões, pois eles representam um grande risco de incêndio, podendo causar curtos-circuitos na rede elétrica;
Mantenha a vegetação ao redor de sua residência sempre limpa e livre de materiais inflamáveis, como folhas secas e galhos;
Evite o uso de fogos de artifício em áreas próximas à vegetação seca, pois as faíscas podem iniciar incêndios;
Em caso de focos de incêndio, acione imediatamente o Corpo de Bombeiros e evite se aproximar do local.