Conselho entregou uma carta pedindo auxílio no combate aos furtos de cabos de rede elétrica no estado, explicando que os furtos prejudicam os consumidores.

Concen-MS pede auxílio da polícia para diminuir onda de furtos de fios de energia
Além do furto de fios, o consumidor também arca com as perdas geradas pelo furto de energia elétrica. / Foto: Silas Lima

Com a prática de roubo de fios de energia mais evidente, o Concen-MS (Conselho de Consumidores da Área de Concessão da Energisa) pediu auxílio da Polícia Civil de Mato Grosso do Sul para combater a prática e diminuir essa onda que pode prejudicar o consumidor.

Um encontro entre a presidente do Concen-MS, Rosimeire Costa e o delegado-geral da Polícia Civil, Adriano Garcia Geraldo e delegada-geral adjunta. Rozeman Geise Rodrigues de Paula aconteceu na segunda-feira (20).

Na ocasião, o conselho entregou uma carta pedindo auxílio no combate aos furtos de cabos de rede elétrica no estado, explicando que os furtos causam graves riscos de acidente, além de prejudicar o consumidor com os reajustes tarifários que são computados como perdas não técnicas.

“Embora seja um crime de menor potencial ofensivo, esperamos que as ações da Polícia Civil, que já ocorrem por meio de operações, sejam intensificadas. É importante que as pessoas registrem boletim de ocorrência para que a Polícia possa mapear a ação dos criminosos”, alerta Rosimeire.

As ações dos criminosos vêm sendo registradas por câmeras de segurança de moradores vizinhos de obras e também de residências desocupadas, que estão para locação, por exemplo. Também têm como alvo o poder público, com furtos de tampas de bueiros,  de fios usados em semáforos, além de lixeiras e outros itens de metal.

Além do furto de fios, o consumidor também arca com as perdas geradas pelo furto de energia elétrica, que para o processo de RTA de 2021 somou R$ 48,9 milhões, sem contar incidência de impostos.