A garantia russa de fornecimento ao Brasil foi anunciada na última quarta-feira (17) pela ministra da Agricultura, Tereza Cristina, em visita àquele país.

Conab: garantia de fornecimento de fertilizante pela Rússia traz segurança à safra
O Brasil depende de insumos importados para manter a produtividade. / Foto: Reprodução

A garantia de fornecimento de fertilizantes para o Brasil pela Rússia, assegurada por indústrias e governo russos, traz segurança para as próximas safras agrícolas brasileiras e para a manutenção da produtividade das lavouras, avalia o diretor de Política Agrícola e Informações da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Sergio De Zen.

“O Brasil depende de insumos importados para manter a produtividade. Então, o principal objetivo foi o pacto dos fornecedores de que eles irão cumprir os contratos, e a garantia de que farão novos acordos assegurando o fornecimento nas próximas safras”, disse De Zen, em nota.

A garantia russa de fornecimento ao Brasil foi anunciada na última quarta-feira (17) pela ministra da Agricultura, Tereza Cristina, em visita àquele país.

As incertezas das indústrias e de produtores brasileiros com o cumprimento dos contratos pelos fornecedores russos veio após o país limitar a exportação de adubos nitrogenados e formulações complexas com nitrogênio por cotas máximas durante seis meses.

De acordo com a Conab, a Rússia representa cerca de 20% do total de fertilizantes importados pelo Brasil.

Na avaliação de De Zen, o impacto das restrições russas nas próximas safras pode ser mitigado, mesmo que haja atraso nas entregas dos insumos.