Como usar o ponto e vírgula na prática

No dia a dia corporativo, um sinal de pontuação que merece atenção é o ponto e vírgula (expressão que, pelo Novo Acordo Ortográfico, não faz mais uso de hífen).

Ponto e vírgula, além do velho conceito de pausa mais forte que a vírgula, representa uma enumeração oracional e/ou ideológica. Vejamos uma situação prática:

Senhor Fulano,
Após nossa reunião, registramos um aumento de X% na produção. Registramos vendas superiores em março. Também, não registramos nenhum acidente de trabalho no citado mês.
Atenciosamente,

Em outras palavras, quando orações participam de uma mesma ideia e representam enumeração, o ponto e vírgula é capaz de deixar a redação mais clara e concisa (breve). Vejamos a reescritura:

Senhor Fulano,
Após nossa reunião, registramos um aumento de X% na produção; registramos vendas superiores em março; além disso, não houve nenhum acidente de trabalho no citado mês.
Atenciosamente,

Mesmo assim, o leitor mais crítico poderia questionar se há erro ou não no simples uso de ponto. A questão, pois, vai além de “erro ou acerto” para “objetividade ou não objetividade”.

Na organização textual, não há único caminho; os diversos sinais de pontuação contribuem justamente para uma das premissas do texto profissional: a clareza.