Nutricionista dá dicas para curtir o bloquinho e manter a saúde.

Como sobreviver ao Carnaval sem ter ressaca
Nutricionista ainda ensina a preparar um suco especial para a folia. / Foto: Divulgação

Todo ano é a mesma coisa. Muita gente exagera no Carnaval e sofre com os efeitos da ressaca devido ao alto índice de álcool no corpo e a perda rápida de líquido. Para evitar esses problemas, o ideal é sempre intercalar os copos de cerveja (ou outra bebida) com água, suco ou qualquer líquido que possa tornar o processo de desidratação menos caótico. 

Segundo a coordenadora do curso de nutrição da Estácio, Camila Morais, o folião pode intercalar água de coco e suco de fruta para amenizar os efeitos do álcool no corpo. “Para esse período precisamos de alimentos energéticos e boa dose de hidratação. Em caso de necessidade de energia imediata, podemos escolher as frutas com alto índice glicêmico como abacaxi, manga, melão e melancia. Para quem não quer fugir da dieta e busca opções menos calóricas, temos melancia com 15 calorias, morango com 27 e limão com 29 calorias a cada 100g”, afirma Camila.

A desidratação pode causar cansaço e tontura, sendo que a ingestão de bebida alcoólica reprime a produção do hormônio antidiurético, fazendo com que a pessoa urine mais e perca nutrientes rapidamente. “Outra dica é ingerir um lanche a cada duas horas de folia. Além de dar mais energia para aguentar o Carnaval, ameniza os efeitos do álcool no organismo também”, lembra a nutricionista.

Para refeições durante a folia é importante dar preferência a alimentos nutritivos e frescos. “Os lanches precisam ter fontes de carboidratos como arroz, pães e barras de cereais, sempre dando preferência aos integrais, que garantirá energia para o carnaval. Precisamos também de proteínas como ovos cozidos, carne branca e magra, queijo e leite ou iogurte. Devemos evitar comidas gordurosas como petiscos, maionese, carne com gordura, biscoito recheado e queijo amarelo”, indica. O ideal é fugir de frituras e alimentos que possam causar má digestão e sensação de estufamento. 


Por fim, Camila também ensina a receita de um suco que pode ser feito especialmente para a folia. 

Confira a receita:


Suco de abacaxi com água de coco

Ingredientes:
2 rodelas de abacaxi
200ml de água de coco
1 maçã pequena
100 ml de água 
1 colher de sopa de folhas de hortelã 

Modo de preparo 
Bater tudo no liquidificador. De preferência, não coar e não adoçar.