Como lidar com 4 tipos de ex
/ Foto: Divulgação

1. Aquele babaca que traiu você

Vocês tinham um relacionamento incrível, mas foi só terminar para descobrir que ele tinha outra(s). Uma situação dessas abala mesmo a confiança. "O problema é não superar o medo e deixar que ele se transforme em uma espécie de paranoia. Você começa a acreditar que a traição vai sempre se repetir, mesmo que não haja nenhum indício disso", diz a psicóloga Maria Fernanda Pereira, de São Paulo. Querer saber tudo o que ele fez pode desencadear uma busca por falsos indícios de traição no próximo namoro - e você pode virar aquele tipo que não pode ver o cara receber nem ligação da mãe dele.

2. Aquele que não estava pronto para um compromisso

Sua visão de futuro já incluía o cara, até que ele disse que estava tudo muito bem entre vocês, mas não se sentia pronto para casar (ou morar junto). Pense pelo lado positivo: ao menos você não perdeu (mais) tempo investindo neste relacionamento. A relação não depende apenas de você ser boa o suficiente, mas da compatibilidade entre os dois. Foi a relação (e não você!) que falhou. Então, quando ficar sabendo que o ex vai casar, respire e reaja com elegância. Quando um casal não tem muito em comum, melhor descobrir logo. Quem sabe seu novo amor não está dizendo "Agora não" para outra hoje mesmo? 

3. Aquele que ainda aparece

Quando um relacionamento acaba, é natural ter arrepios só de pensar em ver o ex. Mas, nesse caso, você pode se sentir obrigada a fazer a inabalável só para deixá-lo ba-ban-do. E gastar o fiapo de energia que sobrou nesse esforço. "Encontrar o ex o tempo todo quando deveria estar se divertindo pode ser uma lembrança constante da sua dor e atrasar sua recuperação", diz a psicóloga Deize França, do Rio de Janeiro. Abra o jogo com seus amigos e avise que precisa de um tempo longe do cara. Mais: resgate outros grupos e convide amigas solteiras para sair. Se ainda assim se cruzarem, não se esforce para criar uma conversa e mostrar que não se importa. Um simples "Oi" é suficiente.

4. Aquele que você deixou mal

Dispensou um cara legal e agora se sente culpada porque ele anda bebendo todas e postando selfies deprimentes por aí? Mandar mensagens de vez em quando para saber como ele está, mesmo que seja porque se importa sinceramente, só adia a recuperação dele. A maioria das pessoas precisa de um tempo longe do ex para se levantar. Talvez suas intenções sejam as melhores, mas também pode ser egoísmo: esse contato intenso com quem gosta tanto de você é uma bela massagem no seu ego, né? Inverta os papéis: se o ex a cercasse de mimos e preocupação, você não criaria esperanças? Se tem mesmo carinho, saia do pé. Pode até avisar que vai dar espaço para ele voltar a ser legal como sempre foi. E depois suma!