Dados preliminares de levantamento aos quais a BBC News Brasil teve acesso mostram que 69% "não sabem que carne de cação é de tubarão".

Como brasileiros comem tubarão sem saber e ameaçam preservação da espécie

Você já comeu tubarão?/ Provavelmente, não. Mas, e "cação"?
Se sim, você não está sozinho. Segundo dados preliminares de uma sondagem encomendada por pesquisadores brasileiros aos quais a BBC News Brasil teve acesso, praticamente sete em cada 10 brasileiros (69%) "não sabem que carne de cação é de tubarão".
É aí que está o problema — sem saber, comemos tubarão, um peixe com alto nível de toxicidade e cuja população vem reduzindo em número ao redor do mundo nas últimas décadas.
E não comemos pouco — o Brasil é o maior importador e consumidor de carne de tubarão do mundo, apesar de a grande maioria dos brasileiros não ter ideia disso "por falta de rotulagem adequada", alertam as pesquisadoras Bianca Rangel e Nathalie Gil em entrevista à BBC News Brasil.
Essa rotulagem incorreta, aliada aos preços atraentes e à falta de uma política pública adequada, fazem do Brasil uma ameaça para a preservação da espécie — uma pesquisa estimou que a população de tubarões e arraias no mundo caiu 71% desde 1970, ao passo que a pesca predatória desses animais aumentou 18 vezes.