A população na faixa de risco de morte em Bonito é superior a 4000 pessoas (idosos, diabéticos, renais crônicos, hipertensos e portadores de doenças pulmonares).

Comitê mantém ações contra o Coronavírus em Bonito até 7 de abril

Durante reunião realizada na tarde desta segunda-feira, dia 30 de março, o Comitê de Enfrentamento e Combate ao Coronavírus - Covid-19, com participação de todos os seus integrantes, de representantes das forças de segurança e do Ministério Público - representando pelo promotor Alexandre Estuqui Jr. - deliberou por unanimidade pela manutenção integral das medidas estabelecidas no Decreto 067/2020 até o dia 7 de abril - ocasião em que será novamente reavaliado pelo comitê.

O decreto n°067/2020 estabelece medidas com o objetivo de enfrentar a situação de emergência, que incluem a proibição da circulação de pessoas entre 20 horas as 6 horas da manhã e a entrada de ônibus, microônibus, vans de fretamento e/ou transporte de turistas no município, por tempo indeterminado. Suspendeu também o alvarás de localização e funcionamento e autorizações para atividades com potencial de aglomeração de pessoas.

PARA MANUTENÇÃO DO DECRETO O COMITÊ CONSIDERA OS SEGUINTE ASPECTOS:

Todas as medidas tomadas na área da saúde têm dado excelentes resultados, uma vez que não temos nenhum caso suspeito ou positivo;

O Estado de Mato Grosso do Sul, os Municípios, incluindo Bonito, não têm testes suficientes para serem aplicados à população, pensando principalmente nos casos assintomáticos;

A população na faixa de risco de morte, caso infectado pelo corona vírus, é superior a 4000 pessoas (idosos, diabéticos, renais crônicos, hipertensos e portadores de doenças pulmonares).

FINALIDADE DO COMITÊ

O objetivo do comité é estabelecer e divulgar ações de prevenção à transmissão do vírus. Cabe aos seus integrante reunirem-se diariamente para avaliar as ações, em conjunto com a Secretaria Municipal de Saúde, articulando as ações do Plano de Enfrentamento e Contingência sobre a doença.

COMPOSIÇÃO

O Comitê é integrando pelos seguintes componentes:

Odilson Arruda Soares - Prefeito Municipal

Terezinha Della Pace Braga - Secretária de Governo

Lívia Maria Silva Oliveira - Secretária Municipal de Saúde

Mariana Bernardes Correa - Coordenadora de Vigilância Sanitária

João Silvério G. Barbosa - Dentista da Estratégia da Família

Sonimara Parede Lopes - Presidente do Hospital Darci João Bigaton

Augusto Barbosa Mariano - Secretaria Municipal de Turismo

Fernando Reverdito Andrade - Comandante da Guarda Municipal

Edilson Junior Arruda dos Santos - Procurador Jurídico do Município

Marcos Piva - Advogado - Assessor Jurídico

Edmundo Publio Dineli da Costa Junior - Secretário de Meio Ambiente

Gustavo Izar Barbosa - Médico Ortopedista.