O debate será realizado às 16 horas, horário local de Mato Grosso do Sul, no plenário 11.

Comissão discute readequação de UPAs em unidades básicas de saúde
Gestores municipais estão tendo dificuldades em transformar UPAs em UBSs. / Foto: Arquivo / Dourados News / Hedio Fazan

A Comissão de Fiscalização Financeira e Controle da Câmara dos Deputados realiza audiência pública nesta terça-feira (19) para discutir a readequação de Unidades de Pronto Atendimento (UPA), inutilizadas e viabilizadas por contrato de repasse da Caixa Econômica Federal (CEF), em Unidades Básicas de Saúde (UBS). O debate será realizado às 16 horas, horário local de Mato Grosso do Sul, no plenário 11.

O deputado Tiago Dimas (Solidariedade-TO), que pediu a audiência, lembra que, por todo o Brasil, gestores locais têm encontrado dificuldade em readequar UPAs construídas a partir de contratos de repasse ou convênio com a CEF em UBSs, unidades com custo inferior às primeiras.

"Essa readequação funcional, depois de construída a unidade, é corriqueira para os gestores públicos, e deve obedecer sempre a critérios técnicos estabelecidos em decretos e portarias, além de autorizadas pelo Ministério da Saúde", explicou.

O problema, completou o deputado, é que desde 2018 somente unidades construídas com recursos repassados de forma direta aos entes federados estão tendo os pedidos de readequação aceitos pelo Ministério da Saúde.