Medalha José Antônio Pereira foi criada por Decreto Municipal, sendo a mais alta comenda da GCM.

Comemorando 31 anos de criação, guardas são homenageados e recebem medalha em Campo Grande

Há 31 anos atuando em Campo Grande, a Guarda Civil Metropolitana e autoridades das forças de segurança receberam, nesta terça-feira (10), a Outorga da Medalha ‘’José Antônio Pereira’’, como um reconhecimento ao trabalho prestado na Capital. O evento de entrega aconteceu no auditório da Assomasul (Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul).

"A homenagem também é em alusão ao aniversário de Campo Grande e a medalha não é só entregue aos guardas, mas também as forças policiais que contribuem em ações conjuntas e somam com o nosso trabalho", disse o secretário da Sesdes (Secretaria Especial de Segurança e Defesa Social), Valério Azambuja.

Chefe da região bandeira, Wesley Guterrez atua desde 2009 GCM e afirma que o reconhecimento é fruto de um trabalho em conjunto. "Para mim é um momento de alegria, um reconhecimento do serviço prestado. A gente vê isso no dia-a-dia, quando a gente é acionado, quando os moradores pedem postos da guarda. Temos ganhado nosso espaço e a confiança da população", afirmou.

A guarda Tatiana da Silva Lima, gerente da Patrulha Maria da Penha, também foi uma das homenageadas. "A gente trabalha em um ambiente muito masculino, então essa medalha não é só da Tatiana, é para todas as guardas da corporação. É uma honra recebê-la", comemorou.

Histórico da Medalha

Em 10 de agosto de 1990 foi criada a GCM pela Lei Municipal n. 2.749, para ser a guardiã dos munícipes e do patrimônio público de Campo Grande - MS, estando presente em diversos postos de serviços, trabalhando diuturnamente. Ofertando segurança e qualidade de vida aos cidadãos da Capital do Estado de Mato Grosso do Sul.

Inicialmente a GCM, ficou vinculada à Secretaria de Administração, passando posteriormente para a Secretaria de Governo no ano de 2012. Em 08 de dezembro de 2014 foi criada a Secretaria Municipal de Segurança Pública pela Lei Municipal n. 5.413, passando a GCM a compor sua estrutura básica.

A Medalha José Antônio Pereira foi criada pelo Decreto Municipal n. 12.696, de 05 de agosto de 2015, sendo a mais alta comenda da GCM. A medalha é destinada a homenagear e reconhecer relevantes serviços ou apoios prestados a GCM de Campo Grande, por personalidades civis e militares e ainda pelos GCMs que se destaquem pelas ações benéficas à população campo-grandense.

A Medalha leva o nome do fundador da cidade de Campo Grande, que nasceu em pleno sertão, por iniciativa do espírito arrojado e do pioneirismo de José Antônio Pereira, que teve a coragem de desbravar esta rica terra sul-mato-grossense e transformá-la em uma das mais belas capitais do país.