O milho 2ª safra começou a ser colhido em Mato Grosso do Sul, mas as estimativas da produção deste ano não são nada animadoras. De acordo com números do Siga MS (Sistema de Informação Geográfica do Agronegócio), a expectativa é que a produção dificilmente passará de 7 milhões de toneladas.

Com queda acentuada na safra 2015/2016, a colheita no fim do mês deve alcançar 12% da área, de 1,740 milhão de hectares plantada em MS. Ainda, segundo o analista de grãos do Sistema Famasul (Federação de Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul), Leonardo Carlotto, a produtividade média também apresenta retração, passando de 72 sacas por hectare (sc/ha) para 68 sc/ha.

"Se considerarmos nossas projeções iniciais, que era de uma produção de 9,5 milhões de toneladas de milho, houve queda de cerca de 30%. O atraso na semeadura da maior parte do grão plantado no Estado e a realidade climática foram determinantes para essa queda", explica o especialista. Caso esse cenário não se altere podem ocorrer ainda mais perdas.

Aproximadamente 40% da cultura foi plantada fora do período ideal em Mato Grosso do Sul, o que significa que quase metade da produção em desenvolvimento no Estado corre riscos devido às chances de geadas nesta época do ano. Consequentemente, a produtividade dessas áreas também são ameaçadas.