A participação de montadoras na Black Friday não é novidade: a promoção começou no Brasil em 2010, e, desde 2012, algumas marcas de carros aderiram. No ano passado, Chevrolet e Fiat anunciaram ofertas. Neste ano, com queda ainda maior nas vendas, ao menos 5 têm descontos para esta sexta-feira (27): Chery, Chevrolet, Jac Motors, Renault e Volkswagen. A maioria das promoções vale até domingo (29).

A Kia antecipou sua Black Friday, lançada no feriado prolongado de 15 de Novembro. Há ainda campanhas independentes, feitas por redes de concessionárias. Muitas marcas aproveitam a oportunidade para escoar carros modelo 2015. Veja abaixo os destaques.

Chery
A oferta é para o SUV Tiggo ano/modelo 2015/2015 e vale até o próximo domingo (29), para compras à vista.

O modelo com câmbio automático tem "desconto de R$ 4 mil", por R$ 55.990. A versão manual tem corte de R$ 2.400, saindo por R$ 52.990.

O Tiggo deverá ter uma nova geração lançada no Brasil no ano que vem. o modelo deverá se tornar nacional em 2018.

Chevrolet
Participante da campanha desde 2012, a Chevrolet é a única montadora listada entre as lojas do site oficial (www.blackfriday.com.br) e é a que colocou mais modelos na ação.

As ofertas começaram na noite da última quinta-feira (26). O cliente precisa selecionar sua cidade e estado e é redirecionado para uma página onde aparecem as promoções por concessionárias da região. Ele poderá fazer a reserva pelo site do carro que lhe interessar, mas precisa ir até a loja em até 48 horas para fechar negócio.

Em São Paulo, por exemplo, às 20h20 de quinta, eram ofertadas unidades do hatch Onix 1.0 2015/2016 na cor preta por R$ 35.990. O preço sugerido do modelo fora da promoção é R$ 38.390.

As ofertas estão na página www.blackfridaychevrolet.com.br e no www.blackfriday.com.br

Jac Motors
A Jac também mira o modelo 2015 do hatch J2, anunciando que o preço vai de R$ 42.990 por R$ 39.990 à vista.

A oferta vale até domingo (29).

Kia
A Kia antecipou a promoção para o feriado prolongado de 15 de Novembro, com descontos para Sportage, Picanto e Cerato. O site da marca não cita mais a promoção.

Renault
A promoção na marca começou na última segunda-feira (23) e vai até sábado (28), com unidades limitadas.

Para Sandero e Logan, os descontos são de até R$ 7 mil; para o furgão Kangoo, de R$ 10 mil, nas compras à vista.

Para um consumidor de São Paulo, por exemplo, o hatch Sandero 1.0 na versão mais básica (Authentique) tem unidades a partir de R$ 29.990. Com direção hidráulica, há unidades cujo preço foi de R$ 39.610 para R$ 32.960, segundo o site da montadora. Na intermediária Expression 1.0, começa em R$ 33.610 e tem unidades por R$ 34.490, com ar, direção hidráulica e central multimídia com tela sensível ao toque.

O sedã Logan Authentique começa em R$ 38.090 (o preço original, segundo a marca, era R$ 42.200). Mas pode ser encontrado por R$ 38.900 com ar, central multimídia e sensor de estacionamento traseiro.

As ofertas estão descritas na página www.renault.com.br/ofertas/blackfriday.html

Volkswagen
A montadora escalou o Gol Special, o mais básico deles, para a promoção, que vale até domingo (29).

A versão em oferta é a 4 portas, ano/modelo 2015/2016, equipada com ar-condicionado, direção hidráulica, vidros e travas elétricos, que são opcionais e custam R$ 4.100.

No configurador do site da Volkswagen, para um consumidor de São Paulo, o Special com esses equipamentos sai por R$ 37.790, à vista. Na oferta, o preço anunciado é R$ 34.788 (que a montadora chamada de "preço de nota fiscal de fábrica") e há a opção de financiar pelo Banco Volkswagen, com 50% de entrada (R$ 17.394), e 24 parcelas de R$ 766, o que dá um total de R$ 35.778.

Apesar de chamar a oferta de "taxa zero", ela é mais cara do que o preço à vista porque o financiamento sempre inclui o chamado Custo Efetivo Total (CET), que embute, por exemplo, tarifa de cadastro (TC), registro de gravame, Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) e outras despesas previstas no financiamento.

Os detalhes estão na página ofertas.vw.com.br

Cuidados
Os órgãos de defesa do consumidor e de comércio eletrônico alertam para cuidados com promoções como a Black Friday. Até a meia-noite desta sexta, o Procon-SP manterá um atendimento especial para os consumidores registrarem reclamações pelo telefone 151 (somente para a cidade de São Paulo).

Para compra de carros, algumas recomendações são ficar atento ao preço final do produto. No caso de carro financiado, por exemplo, a "taxa zero", na prática, ela não existe, porque, ainda que não sejam cobrados juros, nesse tipo de operação costumam ser cobrados custos de outras taxas e impostos.
Fique atento ao que está escrito no rodapé dos sites das marcas: ali há informações importantes, como ano/modelo do carro, prazo e condições especiais da oferta

Ao consultar os sites das marcas, fique atento a detalhes das ofertas que costumam ser descritos em letras menores, no rodapé das páginas.

Ali constam detalhes do carro (ano/modelo, por exemplo), prazos de validade das ofertas, condições especiais (como exigência de entrada ou número limitado de parcelas para financiamento) e valores de parcelas e o que está embutido.

Para confirmar se o desconto na compra à vista vale a pena, pode-se usar o configurador no site das marcas, geralmente chamado de "Monte o seu (carro)". É possível ver o preço sugerido (fora de promoção) e acrescentar itens opcionais que estejam sendo ofertados na Black Friday, e comparar o valor final.

Airbag e ABS não são luxo
Há marcas destacando a existência de airbag duplo e freios ABS nos carros da promoção, mas esses equipamentos não são um luxo: são exigidos por lei para carros zero quilômetro desde janeiro de 2014.

O ideal é ir à loja e fazer um test drive, para conhecer aspectos como posição de dirigir, visibilidade e espaço interno. Diante do vendedor, o cliente também poderá negociar mais.

Especialistas destacam ainda que, na compra do carro, é importante considerar que haverá outros gastos além do valor do veículo, como documentação, IPVA, combustível e manutenção. Veja se o preço das revisões é adequado e procure saber da reputação do pós-venda da marca (atendimento na oficina, reposição e preço de peças) em sites de reclamação.