A suspeita da polícia é que hajam variações do entorpecente no carregamento que pesa cerca de 90 quilos.

Com "selo Escobar", coca escondida em tanque de carreta é apreendida
Droga estava camuflada entre dois compartimentos: o maior para o carregamento ilegal e o menor, com combustível extra. / Foto: Paulo Francis

Identificados com a foto de Andrés Parra, ator colombiano que protagoniza a série inspirada na vida de Pablo Escobar, traficante que conquistou fama mundial na década de 1980, tabletes de pasta-base de cocaína foram descobertos em tanque extra de combustível de carreta, adaptado para transportar a droga. A suspeita da polícia é que hajam variações do entorpecente no carregamento que pesa cerca de 90 quilos.

Parte dos 88 tabletes, que ainda não foram todos abertos para a perícia e nem pesados, estava identificada com uma foto do Popeye, personagem clássico de histórias em quadrinhos, famoso por comer espinafre enlatado, mas também o apelido de Jhon Jairo Velásquez, capanga da Escobar que dizia ter matado centenas de pessoas a mando do chefe. Havia ainda pacotes com os selos "dinheiro" e "diamante", que indicam o grau de pureza da droga, segundo o inspetor Tércio Baggio, da PRF (Polícia Rodoviária Federal).

Segundo o site Campo Grande News, a carreta foi flagrada na BR-262, no início da tarde desta quarta-feira, dia 23 de março, já preparada para levar a droga até São Paulo. O caminhoneiro estava acompanhado da esposa e carregava sucata como disfarce na carroceria do veículo como disfarce.

A apreensão é resultado de ação conjunta da Delegacia Especializada em Repressão ao Narcotráfico com a PRF. A força-tarefa monitorava há cerca de três dias uma oficina no Jardim Montevidéu, em Campo Grande, que trabalhava na adaptação dos tanques para carregar entorpecentes, afirmou o delegado Hoffman D'ávila, titular da Denar.

Para fazer a abertura do tanque de combustível e confirmar a suspeita de que havia droga, os policiais contaram com a ajuda do Corpo de Bombeiros, que utilizaram desencarcerador.

Três pessoas foram presas e outro veículo, um Honda Fit, foi apreendido. A mulher do caminhoneiro foi ouvida e liberada.