A previsão é de que os termômetros cheguem a 12°C na madrugada desta segunda e 10°C na terça-feira

Com previsão de 10°C, SAS reativa ponto de acolhimento no Ayrton Senna
A previsão é de que os termômetros cheguem a 12°C na madrugada desta segunda e 10°C na terça-feira / Foto: (Divulgação, PMCG)

Com a previsão de uma nova frente fria nos próximos dias em Campo Grande, o Ponto de Apoio no Parque Ayrton Senna reabre para atender pessoas em situação de rua durante as noites mais geladas. A previsão é de que os termômetros cheguem a 12°C na madrugada desta segunda (28) e 10°C na terça-feira (29).

Conforme a SAS (Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania), o local funcionará nesta segunda e terça-feira, das 18h às 6h. A decisão segue um alerta de queda brusca de temperatura emitido pela Defesa Civil no domingo (27).

O ponto oferece acolhimento temporário para pessoas que recusam vaga nas unidades da Rede de Assistência Social, oferecendo espaço para descanso, alimentação e proteção contra o frio.

Desde o início do Projeto Inverno Acolhedor, em 28 de maio, ocorreram 791 acolhimentos no Ponto de Apoio. Além disso, durante as ações, houve a distribuição de mais de 980 marmitas por meio de parcerias com organizações da sociedade civil e entidades religiosas e, também, preparadas pelas merendeiras das unidades de acolhimento.

Mesmo com o clima mais ameno nas últimas semanas, a SAS manteve as ações intensificadas de abordagem. Isso inclui a entrega de cobertores e o mapeamento de locais estratégicos. Todo o trabalho respeita o direito de recusa ao acolhimento, conforme garantido pela Constituição Federal.

A população pode colaborar informando a presença de pessoas em situação de rua pelos telefones 156, (67) 99660-6539 ou 99660-1469.

Atendimentos ampliados
Atendimento no Parque Ayrton Senna. (Divulgação/Prefeitura)
Além do abrigo emergencial, o Projeto Inverno Acolhedor tem funcionado como porta de entrada para outras políticas públicas. A SAS, em parceria com a Funsat, a Emha e a Central do Cadastro Único, realiza mutirões de atendimento no Centro POP.

Até o momento, a Emha realizou 90 atendimentos, enquanto a Funsat contabiliza mais de 60. Já as comunidades terapêuticas acolheram 61 pessoas que aceitaram iniciar tratamento contra a dependência de substâncias psicoativas.

Segundo a secretária de Assistência Social e Cidadania, Camilla Nascimento, já foram realizadas 276 ações complementares.

“Isso demonstra que o Ponto do Ayrton Senna não funcionou apenas como um abrigo emergencial, mas como uma porta de entrada para políticas públicas estruturantes”, destaca a gestora.

Previsão de frente fria
A prevista mudança do tempo em Mato Grosso do Sul, favorecida pela frente fria, derruba os termômetros. A região sul registrou mínima de 10°C, nas primeiras horas do dia desta segunda-feira (28). Contudo, as baixas temperaturas devem durar pouco no Estado, perdendo a força na quarta-feira (30).

Conforme o ClimaTempo, em Campo Grande, a mínima oscila entre 15°C e 11°C e máxima entre 21°C e 25°C, até quarta-feira. Entretanto, entre quinta (31) e sexta-feira (1°), o calor retorna, com máximas de 30°C a 34°C na Capital.

A região está no alerta de tempestade ao longo desta segunda-feira, de acordo com o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia). O aviso, válido até as 21h de hoje, indica perigo potencial para chuva entre 20 e 30 milímetros por hora ou até 50 milímetros ao dia, acompanhando ventos de 40 km/h a 60 km/h, com queda de granizo.