País conquista visitantes de diversas nacionalidades, que buscam uma cultura diferente.

Com praias belíssimas e destinos tranquilos, Croácia se abre para o turismo
Croácia tem cenários exuberantes. / Foto: Divulgação

Ex-Iugoslávia, a Croácia foi durante muitos anos palco de conflitos violentos por independência. Agora, em processo de recuperação, tem o turismo como uma das principais fontes de economia. Não é por menos, o país guarda em seu território águas cristalinas perfeitas para um banho de mar ou passeio de barco no verão. 

A Croácia é guardada pelo Mar Adriático e tem diversos pontos badalados, como o Parque Nacional dos Lagos de Plitvice. O país fica ao sul da Europa, junto à Eslovênia e Hungria, ao nordeste da Sérvia e, ainda, próximo da Bósnia e Herzegovina.

Um dos pontos altos é sua proximidade com a Itália, o que facilita um passeio pelos dois países. Para se ter uma ideia de sua beleza, a Croácia foi o cenário do filme “Mamma Mia: Lá Vamos Nós de Novo!”, que deveria se passar em uma ilha grega, mas na verdade foi rodado na Ilha de Vis.

A capital do país é Zagreb, que tem como destaque a Rua Tkalciceva, com diversos cafés e restaurantes. Outro destaque entre os turistas é a Igreja de São Marcos, no estilo gótica, com telhado colorido. Para os turistas que gostam de inovações, o Museu dos Relacionamentos Terminados traz relatos engraçados, tristes e sarcásticos sobre relacionamentos que chegaram ao fim. 

Parque Nacional dos Lagos de Plitvice é um dos lugares mais bonitos da Croácia, de uma beleza impressionante. 

O parque é formado por 16 lagos que se interligam em 92 cataratas e cascatas. Em razão da fauna e da flora, o local foi incluído na lista de Patrimônios Naturais da Humanidade, pela Unesco. Plitvice tem diversos bosques e está localizado no coração dos Bálcãs. Os passeios são divididos por rotas e passam por passarelas que cruzam os lagos, caminhos de terra e até com barco, trem e ônibus elétrico. Um dos destaques é o Mirante Vidikovac.

Ibiza que se cuide, porque Hvar é considerada a nova queridinha dos turistas. Apesar de ser uma ilha, Hvar é de fácil acesso por serviços de barcos. A ilha tem pequenas cidades que podem ser ex­ploradas facilmente a pé, de bike ou de scooters alugadas. Outra opção são os passeios de barco pela ilha ou ao arquipélago de Pakleni Otoci. Hvar Town é a cidade mais conhecida da ilha de Hvar, e toda a sua calçada é feita de pedra. Em razão da fama, a cidade também é mais cara do que as outras regiões.

A cidade de Zadar tem dois pontos interessantes para quem deseja conhecer a combinação perfeita entre a natureza e o homem. O primeiro é o Órgão do Mar, e o segundo, o Saudação do Sol. O Órgão do Mar é um impressionante instrumento musical projetado por Nikola Basic, em 2005. Ele é feito com degraus de mármore branco e um conjunto de tubos sub­mersos no mar, que emitem sons quando as ondas os tocam. A Saudação ao Sol é um círculo no chão, formado por 300 placas de vidro que armazenam a energia solar durante o dia e a “soltam” à noite. 

O ponto mais antigo da Croácia para o turismo é a cidade de Opatija, que oferece diversas opções de 1889 para os visitantes. 

Já foi o primeiro resort de saúde e de inverno do Império Austro-Hún­garo até a Primeira Guerra Mundial, no século 19. A cidade reúne por isso uma gastronomia incrível aliada a spas e locais de pura calmaria. Culturalmente também é bastan­te agitada e em dezembro realiza um concorrido Festival de Chocolate. 

Além dessas qualidades, a cidade tem praias belíssimas, entre elas, a Slatina.