"Esperar o motorista descer para conseguir sair", descreve moradora da zona rural de Ribas do Rio Pardo.

Com porta quebrada e superlotação, mãe reclama de transporte escolar precário
"Esperar o motorista descer para conseguir sair", descreve moradora da zona rural de Ribas do Rio Pardo. / Foto: Divulgação

Estudantes da Escola Municipal Usina do Mimoso, situada na zona rural de Ribas do Rio Pardo e distante 98 quilômetros de Campo Grande, relatam superlotação e até falta de manutenção no principal meio de transporte utilizado para chegar a unidade de ensino. Na tarde desta quinta-feira (14), vídeo que mostra a porta de uma Kombi quebrada viralizou nas redes sociais.

Na imagem, encaminhada ao Campo Grande News pelo canal Direto das Ruas, é possível observar a movimentação gravada pelos alunos. O registro mostra que o motorista precisa usar a força humana para conseguir fechar o veículo, e mesmo assim, nem todo o compartimento se fecha.

Como se não bastassem as condições do coletivo, as estradas também não têm manutenção, o que dificulta ainda mais a situação em dias de chuva, denuncia. No total, 11 crianças dependem diariamente do transporte considerado irregular.

Uma das mães, que não se identificou por meio de represálias, disse à reportagem que a situação virou rotina. O filho, de 12 anos, já presenciou a queda da porta, assim como a de um galão de gasolina.

"A Kombi está sempre lotada. Já houve casos de alunos que faltaram por falta de transporte. Sem contar que uma das portas está quebrada, ou seja, a pessoa tem que esperar o motorista descer para conseguir sair. Não há cinto de segurança e nenhuma sinalização veicular adequada", relatou.

Ainda segundo a mulher, a administração municipal foi procurada. "[...] desde o ano passado. Os pais já foram até a secretaria e não tiveram retorno sobre isso. E esse descaso vai continuar até acontecer um acidente mais grave".

O Campo Grande News tentou, por três vezes, contato telefônico com a Prefeitura de Ribas do Rio Pardo mas não obteve retorno oficial até o fechamento da matéria. Diante da factualidade dos fatos, o espaço seguirá aberto para declarações futuras da administração.