Atividades comerciais voltam a funcionar no município, a partir deste domingo (13), dentro do limite de horário do Prosseguir.

Com novas regras, lockdown termina neste sábado em Dourados

Com um novo decreto municipal já publicado em edição suplementar do Diário Oficial do Município, Dourados se despede neste sábado (12) do lockdown iniciado no dia 30 de maio. A medida determinou o fechamento da cidade por 14 dias e não será prorrogada, conforme já declarou o prefeito Alan Guedes (PP).

As novas restrições, apesar da existência de  bandeira cinza no município, permitem que as atividades comerciais voltarem a funcionar, desde que seja respeitado o limite de horário do Prosseguir (Programa de Saúde e Segurança na Economia), do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul. Conforme a classificação de risco, a população douradense deve cumprir toque de recolher das 20h às 5h.

Dentre as atividades essenciais permitidas, atendidas as condições especificadas no decreto, estão: igrejas, academias de ginástica, atividades educacionais privadas e a Feira Agroecológica do Parque dos Ipês. Os parques seguem fechados.

Os restaurantes, lanchonetes, cafés, padarias, bares e conveniências, no que lhes for aplicável, deverão implantar espaçamento mínimo de 2 metros entre as mesas e máximo de quatro cadeiras em cada uma delas, à exceção de quando se tratar de membros de uma mesma família, comprovadamente.

Um levantamento da Prefeitura demonstra que os efeitos positivos do decreto 400/2021 na Saúde começam a aparecer quando se observa que houve uma queda na média móvel de casos positivos da Covid-19 de pessoas residentes em Dourados. No dia 3 de junho, Dourados registrava uma média móvel de 211,43 e no dia 10 de junho caiu para 116,14.

Não está permitida à permanência e aglomeração de pessoas na porta ou no entorno de lanchonetes, restaurantes, conveniências, bares, distribuidoras de bebidas e similares a qualquer hora do dia e da noite.

Está permitido o serviço de delivery de comida pronta para o consumo até às 23h, todos os dias. O delivery de bebidas alcoólicas fica proibido após às 20h.