Relatora na comissão, Tereza Cristina diz que ‘unificação vai facilitar’ o processo

Com Nelsinho e Tereza, comissão avalia regras para registro de terras em fronteiras
Relatora na comissão, Tereza Cristina diz que ‘unificação vai facilitar’ o processo / Foto: Senadores de MS integram CRE. (Saulo Cruz, Agência Senado)

A CRE (Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional) do Senado avalia, nesta terça-feira (7), as regras para registro de terras em fronteiras. O grupo possui Nelsinho Trad (PSD) como presidente e Tereza Cristina (PP) como vice-presidente.

Assim, de autoria do deputado Tião Medeiros (PP-PR), a matéria quer uniformizar o processo de aprovação desses registros. Logo, visa à redução da insegurança e das divergências entre cartórios, municípios e estados.

A relatora na CRE é a senadora Tereza Cristina, que destacou as dificuldades atuais no processo. “Entre as mudanças, estão o detalhamento da documentação exigida, que hoje é uma dificuldade, pois cada estado, cada município, cada cartório tem uma relação diferente de exigências”, disse.


 

Relembre – Senado aprova audiência pública para discutir regularização de terras na região de fronteira

Então, garantiu que “essa unificação vai facilitar a vida de todos aqueles que precisam dessa ratificação”. Por fim, o PL (Projeto de Lei) nº 4.497/2024 estabelece novos procedimentos para a validação de registros imobiliários.