O curso busca promover um novo modo de atuação policial baseado na cidadania e na aproximação com a sociedade

Com foco em cidadania, MS abre inscrições para curso que propõe atuação policial mais humanizada
O curso busca promover um novo modo de atuação policial baseado na cidadania e na aproximação com a sociedade / Foto:  (Divulgação, PPMS)

Em edital publicado no DOE (Diário Oficial do Estado) desta segunda-feira (14), a Sejusp (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública) abriu vagas para um curso de pós-graduação em polícia comunitária, cidadania e estado contemporâneo. Intitulada, ‘novo paradigma de atuação policial da proteção à sociedade’, a formação destina-se a policiais, bombeiros e demais agentes de segurança pública. Ao todo, são ofertadas 60 vagas.

O objetivo do curso é capacitar os profissionais da segurança pública em temas como policiamento comunitário, direitos humanos, mediação de conflitos e gestão pública. Além disso, a formação pretende promover um novo paradigma de atuação policial baseado na cidadania e na aproximação com a sociedade.

Conforme o edital, o curso terá carga horária de 360 horas-aula distribuídas ao longo de 18 meses. As aulas ocorrem em formato híbrido, com uma aula presencial e duas online por mês. As presenciais ocorrerão na Unigran-Capital, em Campo Grande, de acordo com o cronograma de aulas.

Distribuição das vagas
As vagas estão distribuídas entre as seguintes instituições:

Polícia Militar de MS (PMMS): 30 vagas
Polícia Civil de MS (PCMS): 15 vagas
Corpo de Bombeiros Militar de MS (CBMMS): 5 vagas
Coordenadoria-Geral de Perícias (CGP/MS): 5 vagas
Sejusp/MS: 5 vagas
Inscrições
Podem se inscrever servidores efetivos ou comissionados dessas instituições que tenham curso superior reconhecido pelo MEC. Contudo, os interessados não podem estar em estágio probatório nem sob penalidade disciplinar e que assinem termo de compromisso comprometendo-se a concluir o curso — sob pena de ressarcimento dos custos em caso de desistência injustificada.

As inscrições seguem abertas até 31 de julho de 2025, por meio de indicação dos Comandantes, Chefes e Diretores via plataforma oficial do Estado (ems.gov.br), com envio da documentação necessária à Coordenadoria Estadual de Polícia Comunitária (CPC).

A seleção levará em conta a antiguidade e graduação do servidor, variando conforme a instituição. Os candidatos não selecionados formarão uma lista de espera para possível convocação posterior.

Após a definição dos selecionados, os nomes serão encaminhados à EDAMP, que confirmará a matrícula. A lista final dos matriculados será publicada no Diário Oficial do Estado.

Fique por dentro das vagas
Está em busca de oportunidades de trabalho ou é concurseiro? Participe do nosso grupo de Empregos & Concursos no Facebook. Atualizações diárias sobre principais concursos e vagas em Campo Grande, Dourados, Aquidauana, Corumbá, Três Lagoas, Ponta Porã, Maracaju e demais cidades de MS.