Após quatro meses de espera paciente foi informada que upa não realizava mais ultrassom.

O drama enfrentado pela estudante Débora Evilyn Barbosa de 24 anos, para realizar um exame de ultrassom dos rins começou no dia 16 de abril deste ano. Na data, ela procurou a Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Aero Rancho, com fortes dores nos rins. Débora passou por avaliação do médico plantonista, que orientou a estudante a marcar uma consulta com um clínico geral.
No dia 18 de abril, Débora retornou à unidade às 4 horas da madrugada, para marcar a consulta. A estudante conseguiu agendar a avaliação médica para o dia 24 de agosto. Na ocasião o médico solicitou três exames: de sangue, urina e ultrassom dos rins. Os dois primeiros ficaram prontos no dia 26 de abril. No exame de urina foi constatada a presença de uma uma bactéria. O diagnóstico deixou Débora assustada. O exame de ultrassom dos rins foi agendado somente para o dia 8 de agosto, que era a data mais próxima disponível.
Desde abril, Débora toma dois antibióticos por dia. Quinze dias antes do exame, um funcionário da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Vila Almeida entrou em contato com a estudante, para confirmar a realização do ultrassom. Débora compareceu na UPA às 19h30, conforme agendado e quando foi chamada, a atendente avisou que o local não realizava mais o exame de ultrassom dos rins, nem mesmo o médico que a atenderia, trabalhava mais na UPA.
A paciente ficou revoltada. “Achei que quando entrei na sala seria atendida, mas a funcionária do posto só anotou o número da minha chave e disse que iria remarcar meu exame. Ainda não há previsão de quando farei o ultrassom. Eu tive plano de saúde até os 21 anos, eu estava acostumada a agendar exames e ser atendida. Levei um susto quando conheci o Sistema Único de Saúde (SUS), acho uma falta de respeito ter que madrugar na fila de um posto, marcar um exame e pior, não ser atendida, ” reclamou a estudante.
Débora continua sentindo dor nos rins e nesta quinta-feira (23) procurou a Unidade Básica de Saúde do bairro Aero Rancho. “A UBS estava lotada. Percebi que não seria atendida rápido e resolvi ir à uma farmácia comprar remédio. Me sento lesada como cidadã e continuo sem entender como, em 15 dias me ligaram confirmando o exame e, em tão pouco tempo disseram que a UPA não realizava mais o ultrassom.”
A assessoria de imprensa da prefeitura municipal de Campo Grande informou que por conta do remanejamento do profissional lotado na unidade, todos os procedimentos precisaram ser reagendados. O serviço de regulação entrou em contato com os pacientes com exames marcados para comunicar a situação e verificar possibilidade de comparecimento em outra data.
Ainda de acordo com a assessoria de imprensa da prefeitura, alguns pacientes foram reagendados para o mesmo dia em um dos 10 pontos disponíveis para realização do exame na rede pública municipal, no entanto não houve exito na tentativa de contatar alguns pacientes que eventualmente compareceram à unidade, como é o caso da paciente Débora. Consta no sistema que o exame dela já foi reagendado e ela será comunicada por telefone sobre a data e horário.”
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