Foco principal se extinguiu durante a noite; equipes seguem em prontidão e incêndio secundário não deve se expandir por estar cercado por água
Um incêndio florestal de grandes proporções atingiu uma fazenda de aproximadamente 400 hectares na região do Nabileque, no Pantanal de Corumbá, a 417 quilômetros de Campo Grande. Para chegar até o foco das chamas, equipes do 3º Grupamento de Bombeiros Militar (GBM) precisaram percorrer áreas de difícil acesso e utilizar cavalos no deslocamento final.
Os bombeiros foram acionados por volta das 13h de quarta-feira (7), após chamado do gerente da Fazenda Guanabara. A propriedade fica a cerca de 250 quilômetros da área urbana de Corumbá. Uma viatura de combate a incêndios florestais foi mobilizada para atender a ocorrência.
De acordo com o Corpo de Bombeiros, o acesso à região é bastante limitado e só é possível com veículos do tipo caminhonete. Da sede da fazenda até a área atingida, o deslocamento precisou ser feito a cavalo, devido às condições do terreno.
Foco principal já extinto
Em atualização divulgada nesta quinta-feira (8), os bombeiros informaram que, ao chegarem ao local, constataram que o foco principal do incêndio havia se extinguido durante o período noturno, após o fogo atingir áreas alagadas. Restaram apenas pequenas ilhas de incêndio, que foram prontamente combatidas pela guarnição.
Ainda segundo o 3º GBM, existe um foco secundário cercado por corixos. Por não haver material combustível seco fora da área alagada, não há risco de propagação das chamas.
Funcionários da fazenda também auxiliam no combate, com o uso de maquinários próprios, como tratores e caminhão-pipa. As causas do incêndio ainda são desconhecidas.
A guarnição permanece no local, realizando ações de prevenção e monitoramento para evitar novos focos.











Olá, deixe seu comentário!Logar-se!