Cuidados amenizam sintomas do tempo seco no organismo.

Com cidades de MS entre as mais secas do país, baixa umidade causa de alergias a rinites; saiba como evitar

O início da época mais seca do ano já começou e Mato Grosso do Sul é um dos estados do país que mais sofre com o tempo seco. Na terça-feira (6), por exemplo, das 10 cidades com a umidade relativa do ar mais baixa do país, 4 estão em MS.

Conforme o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), Cassilândia e Corumbá tiveram a 2ª umidade do ar mais baixa de todo o Brasil na data, com mínimas de 15%, atrás apenas de Tramandai, no Rio Grande do Sul com 13%. Coxim e Ribas do Rio Pardo apresentaram 17%. Campo Grande, Costa Rica e Água Clara tiveram 18%.

Conforme a OMS (Organização Mundial de Saúde), níveis abaixo de 30% são considerados preocupantes e podem causar uma série de complicações que vão de dermatite a crises respiratórias. O ideal é que esse valor varie entre 50% e 80%.

Os sintomas mais comuns que atingem a população brasileira são viroses, alergias - como a dermatite, inflamações por bactérias, rinites (inflamação da mucosa do nariz que atinge cerca de 25% da população brasileira, segundo a OMS), sinusite (nos seios da face) e asma.

Os aparelhos umidificadores ajudam a elevar a quantidade de vapor de água no ar e amenizam os efeitos do tempo seco. Por isso, as farmácias já prepararam estoque desses aparelhos.

Gerente de um estabelecimento em Campo Grande disse que a farmácia já estava preparada para essa época do ano. 'Com estoque maior, estamos percebendo que as vendas aumentaram nesses últimos dias', avaliou.

Para evitar os problemas de saúde citados acima, o ideal é tomar alguns cuidados. Os principais são:

Beba bastante água. Um copo (200 ml) a cada duas horas é o ideal.

Toalhas úmidas ou recipientes com água pelos ambientes da casa ajudam nos dias extremamente secos.

Lave o nariz e os olhos com soro fisiológico pelo menos três vezes ao dia. Atenção: água da torneira não adianta, pois não é pura e contém cloro, o que irrita ainda mais as narinas.

Use hidratante para a pele ao acordar e na hora de ir dormir.

Para evitar rachadura nos lábios, principalmente se for ficar ao ar livre durante algum tempo, não se esqueça da velha e boa manteiga de cacau: é barata e infalível.

Evite fazer exercícios físicos entre as 10 e as 16 horas.

Finalmente, mas não menos importante, considere a compra de um bom umidificador de ar portátil para a casa.