Alerta tempestade é para segunda e terça-feira.

Com chuva e vento de até 100 km/h, Inmet faz novo alerta para MS
Alerta de tempestade. / Foto: Wesley Ortiz

Ao menos 47 cidades de Mato Grosso do Sul entraram em alerta de tempestade com possibilidade de chuva e vento forte. O alerta do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) foi emitido hoje (10), mas é válido até amanhã 11h.

O mapa do Inmet mostra que MS está dividido entre perigo potencial e perigo. Conforme o anúncio, há probabilidade de chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, com ventos intensos  entre 60 e 100 km/h, e queda de granizo. Há ainda risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos.

Os municípios sinalados em laranja são Amambai, Anastácio, Angélica, Antônio João, Aquidauana, Aral Moreira, Bela Vista Bodoquena, Bonito, Caarapó, Caracol, Coronel Sapucaia, Corumbá, Deodápolis, Dois Irmãos do Buriti, Douradina, Dourados e Eldorado, Fátima do Sul, Glória de Dourados, Guia Lopes da Laguna, Iguatemi, Itaporã, Itaquiraí, Ivinhema, Japorã, Jardim, Jateí, Juti, Ladário, Laguna Carapã, Maracaju, Miranda, Mundo Novo, Naviraí, Nioaque, Nova Alvorada do Sul, Novo Horizonte do Sul, Paranhos, Ponta Porã, Porto Murtinho, Rio Brilhante, Sete Quedas, Sidrolândia, Tacuru, Taquarussu e Vicentina.

Para não haver danos maiores, o Inmet faz orientações sobre os cuidados dentro de casa. Entre as dicas para evitar transtornos é que desligue os aparelhos elétricos e quadro geral de energia em caso de ventos fortes, para não acontecer de nenhum eletrodoméstico ou eletroeletrônico queime. Em caso de enxurrada, ou similar, a orientação é para guardar documentos e objetos de valor em sacos plásticos.