As medidas restritivas válidas por dez dias visam o enfrentamento a um novo surto de Covid-19 que se instalou no âmbito do município.

Com aumento de casos de Covid-19, Tacuru baixa decreto suspendendo aulas e atividades coletivas
Prefeito de Tacuru, Rogério Torquetti, / Foto: Reprodução

O prefeito de Tacuru, Rogério Torquetti, baixou nesta terça-feira, 9 de novembro, decreto suspendendo aulas presenciais, atividades coletivas de qualquer natureza, inclusive reuniões e atividades esportivas e religiosas, além de voltar a exigir uso de máscara de proteção e medidas preventivas nos estabelecimentos comerciais do município, como a disponibilização de álcool 70%, por exemplo.

As medidas restritivas válidas por dez dias visam o enfrentamento a um novo surto de Covid-19 que se instalou no âmbito do município.

Segundo boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde no final da tarde desta segunda-feira (8), até aquele período o município de Tacuru registrava 39 casos positivos do novo coronavírus e mantinha pelo menos 60 pessoas que tiveram contato com casos positivos ou suspeitos em isolamento domiciliar.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde local o surto da doença surgiu na Aldeia Sassoró, distante cerca de 35 quilômetros da cidade e muitos dos infectados são pessoas que inclusive já haviam tomado a segunda dose da vacina CoronaVac.

Vale ressaltar que especialistas apontam que em certas pessoas o esquema vacinal completo, ou seja, ter domado as duas doses, não vai impedir de contrair o vírus, mas em raro os casos, a pessoa vacinada vai desenvolver quadro mais grave da doença.

No novo decreto baixado nesta terça-feira (9) a Prefeitura de Tacuru também cobra das pessoas que não estão com o esquema vacinal completo, ou seja, tomaram a primeira dose e não retornaram para tomar a segunda dose da vacina, bem como ainda não tomaram se quer a primeira dose, para procurar uma unidade de saúde e se vacinar o mais rápido possível.

Do início da pandemia até agora o município de Tacuru registrou 17 óbitos em recorrência da Covid-19.

Entre as perdas estão pessoas que ocupavam cargos importantes no setor público e pessoas bastante conhecidas da sociedade local em geral como o então presidente da Câmara Municipal, vereador Paulo Mello, o secretário de fazenda da prefeitura local, Clodomiro Otano, o radialista e locutor de rodeios Vinícius Menegaz e o DJ Maicon Júnior, além do próprio pai do prefeito do município. Sebastião Caetano Torquetti.