Iguaria que virou tema de festa anual é uma das principais tradições culinárias de Mato Grosso do Sul.

Com a Linguiça de Maracaju, família Marcondes fez história até no Guinness Book
/ Foto: Arquivo familiar

Há muitas décadas, surgia à receita que dava sabor único à Linguiça de Maracaju. Pioneiros nesse símbolo da culinária de Mato Grosso do Sul, Gerson Alves Marcondes, prestes a completar 84 anos, e sua esposa Armezinda Alves Marcondes, prosperam a cultura da iguaria até hoje.

O sucesso ao longo dos anos resultou na criação da Festa da Linguiça e inúmeras homenagens, como o reconhecimento no livro dos recordes, o Guinness Book, pela fabricação da maior linguiça já feita, com 31 metros, em 1997. Em 2018, a 24ª edição da festa no município acontece nos dias 27, 28 e 29 de abril, e costuma receber turistas de todo o Brasil e países vizinhos.

A receita leva ingredientes como a carne da parte traseira do boi, pimenta, sal, cebola, cebolinha e salsa a gosto e o grande diferencial: o suco da laranja azeda. Até hoje, o casal confecciona e vende Linguiça de Maracaju na Casa da Linguiça Tradicional de Maracaju.

A história

Filho de Franscisco  Marcondes e Nidia Alves Marcondes, Gerson recorda que no início os primeiros moradores de Maracaju vieram do Estado de Minas Gerais, a ideia de fazer a linguiça surgiu numa viagem na beira de uma estrada para que guardassem a carne nobre do boi e comer no dia seguinte.  Com oito anos de idade via a mãe fazer a linguiça e ajudava, cortava e separava as carnes.

Ajudou na fundação da Coopemara, fundação do Rotary Clube de Maracaju, criou o 1° Festival da Linguiça em 1994 no CTG (Centro de Tradições Gaúchas) de Maracaju . É cursilhista há 37 anos e fez parte do movimento do cursilho de cristandade em Maracaju.

Juntamente com o cursilho, mantem até os dias de hoje churrasco no dia 5 de agosto, no Hospital São Julião, que acontece há 47 anos. Foi também vereador sem salários no município, nos anos de 1963 e 1971.

Ajudou o município na conquista o IG da Linguiça de Maracaju, onde é membro da associação Aptralmar (Associação dos Produtores da Tradicional Linguiça de Maracaju), em que foi presidente no ano de 2012. Hoje, só pode fabricar o produto quem faz parte da associação.

Com a Linguiça de Maracaju, família Marcondes fez história até no Guinness Book
Com a Linguiça de Maracaju, família Marcondes fez história até no Guinness Book