Fundada em 18 de março de 1992, a instituição nasceu com o objetivo de gerar e adaptar tecnologias para apoiar o crescimento expressivo da área cultivada no Estado.

Com 27 anos de existência, Fundação MS destaca pioneirismo na agricultura do Estado

A Fundação MS completou nesta segunda-feira (18), 27 anos de existência junto ao setor produtivo de Mato Grosso do Sul, gerando conhecimento ao produtor rural por meio de pesquisa aplicada.

Atualmente, a Fundação MS desenvolve seus trabalhos em 28.215 parcelas de pesquisas distribuídas por Mato Grosso do Sul, nos municípios de Amambai, Anaurilândia, Bonito, Caarapó, Campo Grande, Dourados, Ivinhema, Maracaju, Naviraí, Rio Brilhante, São Gabriel do Oeste e Sidrolândia. Toda essa área é destinada a estudos e validação de tecnologias, incluindo áreas de propriedades rurais, onde são realizados trabalhos em parceria com produtores rurais.

Os trabalhos de pesquisa têm foco em Fitotecnia Soja e Milho, Manejo e Fertilidade do Solo, Proteção de Plantas, Controle Biológico de Pragas e Sistemas de Produção Integrados.

Para o presidente da entidade, Luciano Mendes, os trabalhos desenvolvidos pela Fundação MS exemplificam a evolução dos sistemas de produção no mundo. Ele cita a estratégia de capturar demanda e depois devolver ao produtor através de difusão de tecnologia. O produtor tem utilizado técnicas modernas de plantio direto e praticado uma agricultura cada vez mais eficiente”, pontua.

Mendes comenta, ainda, que um dos maiores desafios no campo é encontrar informações confiáveis, que possam nortear a tomada de decisão do produtor rural. “Desta forma, nossos pesquisadores trazem dados que servem como auxílio para as decisões do dia-a-dia, desde a compra de variedades, até a aquisição de defensivos agrícolas e outros produtos utilizados na lavoura”, destaca.

Pioneirismo agro

A instituição é considerada pioneira na realização de pesquisas com sistemas integrados lavoura-pecuária e lavoura-pecuária-floresta, com foco no desenvolvimento do Sistema de Plantio Direto e, também, na busca por alternativas para a rotação de culturas e cobertura do solo no outono-inverno. Ao longo dos anos, a Fundação MS tem se dedicado ao trabalho de adaptação de variedades de soja e híbridos de milho, buscando materiais mais produtivos e com boa estabilidade.

Por meio dos estudos realizados, a entidade posicionou, de forma isenta, corretivos e fertilizantes, assim como produtos para proteção de plantas. As informações foram sistematizadas em publicações, com a criação dos anuários "Tecnologia e Produção: Soja e Milho" e "Tecnologia e Produção: Milho Safrinha e Culturas de Inverno".

Buscando cada vez mais atender as demandas do campo, a Fundação MS realiza os já tradicionais dias de campo e seminários de apresentação de resultados de safra e safrinha. E para ampliar a demonstração e discussão dessas tecnologias, há o Showtec, feira de tecnologias agropecuárias criada em 1995, consolidada como uma das maiores do setor no País.

Outra ferramenta desenvolvida pela instituição e que tem auxiliado os produtores rurais de Mato Grosso do Sul é o Portal do Associado, que pode ser acessado por meio do endereço www.associadofms.com.br. A plataforma digital traz dados dos últimos 10 anos de pesquisas realizadas pela Fundação MS. Lá, o produtor pode encontrar estudos sobre mais de 700 cultivares de soja e milho, em diferentes épocas de plantio.

A instituição conta com o apoio de 40 assistências técnicas conveniadas, 218 produtores rurais mantenedores e, ainda, os mantenedores institucionais, formados pelo Sistema Famasul, Sistema OCB-MS e Aprosoja/MS. Desta forma, os trabalhos de pesquisa desta instituição continuam a apoiar o crescimento da agropecuária de Mato Grosso do Sul.