Vírus da influenza A tipo H3N2 continua sendo o que mais contamina e mata

Com 20 óbitos em 6 meses, gripe já matou três vezes mais que em 2017

Mais três mortes por gripe foram confirmadas em Mato Grosso do Sul nos últimos oito dias e o total de óbitos chega a 20, segundo o último boletim epidemiológico de Influenza da SES (Secretaria Estadual de Saúde), divulgado nesta quarta-feira (20). O número é três vezes maior que o registrado em 2017, quando seis morreram por causa dos vírus durante todo o ano.

As informações consideram os três tipos de vírus de maior circulação no Estado, a Influenza A H1N1, Influenza A H3N2 e Influenza B. Os dados da SES apontam que o Lacen (Laboratório Central de Mato Grosso do Sul) fez a triagem de 1216 amostras de influenza, até ontem, e 209 resultaram em positivo, sendo 61 casos para Influenza A H1N1, 28 para Influenza A não subtipado, 105 para Influenza A H3N2 e 15 para Influenza B.

O vírus da influenza A tipo H3N2 continua sendo o que mais contamina e mata. De janeiro até ontem, sete pessoas morreram por conta do vírus H1N1, oito pelo vírus Influenza A/H3, três pelo vírus Influenza A não subtipado, e duas por Influenza B. O boletim desta quarta, não divulgou a quantidade de mortes por cidades.

Neste ano, foram registradas mortes em Campo Grande – 11 óbitos –, Chapadão do Sul, Coxim, Nioaque, Aquidauana, Naviraí, Costa Rica e Três Lagoas (confira na tabela).