Em fevereiro deste ano, algumas marcas anunciaram que não participariam do Salão Duas Rodas 2019, que acontece de 19 a 24 de novembro em São Paulo.

Coluna com dicas e novidades sobre motos

Desistiu de desistir

Em fevereiro deste ano, algumas marcas anunciaram que não participariam do Salão Duas Rodas 2019, que acontece de 19 a 24 de novembro em São Paulo. BMW, Harley-Davidson, Ducati, Dafra e KTM anunciaram formalmente que não estariam no evento. Em agosto, a KTM passou por mudanças na gestão de distribuição, marketing e pós-vendas. A Dafra, que antes cuidava dos processos e montava as motocicletas da marca austríaca, agora fica responsável apenas pela montagem. Os demais processos passaram a ser administrados pela Factory Powersports. E o primeiro resultado prático de tais mudanças envolve o Salão Duas Rodas 2019: a KTM confirmou presença no evento. Os modelos da marca que estarão no Salão são os seguintes: 200 Duke ABS e 390 Duke ABS, na linha street, no off-road, 300 EXC, 250 EXC-F, 350 EXC-F, e a versão especial 350 EXC-F Six Days. Todas as motos, segundo o comunicado oficial, estarão disponíveis para test-ride. “Este é o primeiro projeto que a Factory Motorsports faz na nova gestão da marca KTM no Brasil. Entendemos que é importante a proximidade com o consumidor e dessa maneira poderemos demonstrar os diferenciais dos produtos”, disse Fábio Campos, um dos sócios da Factory Motorsports.

Revelação precoce

A Kawasaki revela a Ninja 650 para 2020, em uma manobra de antecipação ao Eicma 2019, o Salão de Milão, que abre as portas no dia 5 de novembro. Com a aproximação do evento milanês, algumas marcas começam a antecipar as suas novidades para captar maior atenção do público para os seus produtos. Depois das revelações da Honda Africa Twin CRF1100L, da Yamaha MT-03, das Triumph Rocket 3, Daytona 765 LE e Street Triple RS, chegou a vez da Kawasaki antecipar a sua Ninja 650 modelo 2020. Sem mudanças radicais na estética, adota novos conjuntos ópticos em leds. O banco foi redesenhado e o lugar do passageiro fica um pouco mais elevado em relação ao do condutor. O painel de instrumentos dispõe de um TFT colorido de 10,9 centímetros. O modelo contará com o mesmo e já conhecido bicilíndrico de 649 cc da geração anterior, com 68 cavalos a 8 mil rpm.

Naked a caminho

A nova geração da Streetfighter V4 será a naked de produção em série mais potente do planeta, pelo menos dentro do mundo dos motores que não recorrem à sobrealimentação. Por enquanto, a Ducati liberou apenas um pequeno teaser, mas em poucos dias, o mundo todo poderá conhecer em detalhe todas as novidades que a marca italiana tem para 2020. Será a 23 de outubro, durante um evento na Itália, que a Ducati revelará as suas novidades para o próximo ano, mas todas as (sem este ‘nossas’) atenções estarão centradas na mais recente geração da Streetfighter. Já se sabe que a nova naked terá um pacote aerodinâmico inspirado na MotoGP, adaptando depois a sua Panigale V4 R. A nova Streetfighter V4 extrairá do motor Desmosedici Stradale V4 com 1103 cc nada menos do que 208 cavalos de potência máxima. Essa potência aparecerá na sua totalidade às 12.750 rpm e é ligeiramente mais baixa do que os 214 cavalos anunciados para a Panigale V4. A nova Streetfighter terá peso de 178 quilos a seco.

Das inglesas para as ianques

A Harley-Davidson do Brasil anuncia o carioca Waldyr Roma de Almeida Ferreira, de 43 anos, como o novo diretor-geral para toda a América Latina, assumindo a principal posição de comando da marca a partir de outubro. Ferreira é formado em Administração de Empresas pela Universidade de Brasília e tem dois MBA, um em marketing e um em gestão de concessionárias. O executivo conta com mais de vinte anos de atuação no setor automotivo, tanto em montadoras de carro, como GM, Toyota e Peugeot, quanto em fabricantes de motocicletas, como a Triumph e a própria Harley-Davidson do Brasil, onde atuou de 2013 a 2015 como gerente de Desenvolvimento de Rede e de Vendas. Ferreira deixou a direção da Triumph no Brasil e retorna à Harley-Davidson, agora no mais alto posto de comando da operação da marca norte-americana para toda a região da América Latina.  Já Antonio Cantero, que ocupava a função anteriormente e faz parte da companhia desde julho de 2010, assume novas funções. O executivo passa a ser diretor de Vendas de toda a região Sudeste dos Estados Unidos, ficando baseado em Miami.