Eleição será realizada no dia 06/10/2019, todos os eleitores inscritos na 16ª Zona Eleitoral poderão votar.

CMDCA/Maracaju– Realiza eleições para novos Conselheiros Tutelares mandato 2020/2024
Candidatos aptos e seus respectivos nomes e números para votação. / Foto: Assessoria de Imprensa

Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente-CMDCA/Maracaju, em parceria com MPE, através de uma Comissão Especial Eleitoral vem coordenando e realizando as ações do Processo de eleição dos novos Conselheiros Tutelares de Maracaju.

A Comissão presidida pelo Presidente do CMDCA - Volnei Rogerio Lange, e demais membros da comissão, iniciaram o processo de eleição no mês de maio/2019.

O processo de eleição dos Conselheiros Tutelares é realizado pelo CMDCA, tendo total acompanhamento do Ministério Público Estadual, amparado pela Lei Federal nº 8.069/1990 (ECA-Estatuto da Criança e Adolescente) e Lei Municipal nº 1.891/2017, e vem seguindo um Calendário que teve início no mês de maio/2019 e vai até janeiro de 2020 posse dos conselheiros.

Os Conselheiros Tutelares eleitos terão mandato de 04 anos.

Os candidatos passaram por um longo processo de escolha, desde sua inscrição no processo, exigindo uma série de documentos para comprovação de sua idoneidade, avaliação de conhecimento especifico na área da criança e adolescente, e por final uma eleição popular, onde a população escolhe por voto secreto os 5 CONSELHEIROS e suplentes mais votados.

E chegou a última etapa, onde restou somente 17 candidatos aptos a serem escolhidas pelo voto secreto da população maracajuense.

No último dia 04 de agosto, se realizou a etapa de “Exame de Conhecimento Especifico”, 52 candidatos participaram do exame e somente foram aprovados 17.

Eleição

Os 17 candidatos aptos, agora irão ser escolhidos através da votação popular.

As Eleições ocorrem no dia 06 de outubro de 2019, sendo o local de votação na Escola José Pereira da Rosa, Vila Militar, tendo os portões abertos das 07:00h as 17:00h para votação.

Todos os moradores de Maracaju inscritos na 16ª Zona Eleitoral de Maracaju, poderão votar, desde que tenham transferido ou feito seu título de leitor até o dia 09/08/2019, quem transferiu ou fez o título após esta data não poderá votar.

Haverá ponto de votação no Distrito Vista Alegre, na Escola Ciro Aniz, tendo o horário de votação das 07:00h as 17:00h.

Para votar, basta você levar seu título de eleitor e documento com foto, pronto faça sua escolha. O voto não é obrigatório.

Compareça, vote, faça valer seus direitos e opine na escolha dos novos CONSELHEIROS TUTELARES de Maracaju.