As condições climáticas têm causado muitos prejuízos aos agricultores do Estado. Depois da chuva atrapalhar o plantio e colheita da soja, agora a estiagem em algumas regiões atrapalha o andamento do milho safrinha. A Aprosoja/MS (Associação dos Produtores de Soja de Mato Grosso do Sul) estima queda de 18% na produção do grão.

O tempo seco e a falta de chuva durante várias semanas afetou o desenvolvimento do milho safrinha e a produtividade de sacas por hectares, estimada inicialmente em 82, já caiu para 72. Além disso, o Estado deve produzir 7,517 milhões de toneladas do grão, 18% a menos que a previsão de 8,5 milhões de toneladas.

De acordo com o presidente da Aprosoja/MS, Christiano Bortolotto, apesar da chuva dos últimos dias, a tendências é de queda na produção nas próximas semanas. "Os levantamentos ainda sinalizam queda devido, principalmente, ao período de estiagem registrado em abril deste ano, que comprometeu boa parte do milho plantado", avalia.

O presidente também explica que o desempenho da safra passada foi acima do normal, gerando excelente resultado de produção, principalmente devido as boas condições climáticas. Isso aumenta a diferença em relação a produção deste ano, que enfrenta problemas com a falta de chuva.

Dados - Ainda conforme números da Aprosoja, 70% do milho safrinha está em pleno desenvolvimento. Isso significa que 30% do total plantado ainda está em fase vegetativa, que é a etapa que antecede a reprodução dos grãos na espiga. Com isso, é possível afirmar que 9% do milho plantado entrará em fase de maturação por volta do dia 20 deste mês.

A colheita do milho deve ser iniciada na 1ª quinzena de junho deste ano.