Atividades prazerosas, exercícios de respiração e planejamento alimentar fazem toda a diferença para diminuir a ansiedade.
Durante o isolamento ou mesmo em momentos de estresse, procuramos o conforto nos alimentos. De acordo com a nutricionista Annelise Manfrinatti, o comportamento é mais comum do que imaginamos. “Comida tem um papel de conforto, traz uma sensação de prazer e bem-estar, principalmente os alimentos ricos em açúcar e gordura”, explica.
No entanto, apesar do prazer momentâneo que o alimento pode trazer, essa sensação de bem-estar não perdura. “Quando ela passa, tudo continua lá. Dependendo da frequência com que se busca a comida para lidar com emoções e situações difíceis, além de não resolver o problema em si, você ganha outros”, frisa.
Para quem está sofrendo com a questão, a coluna resolveu listar cinco dicas para ajudar a diminuir a relação de compulsão com a alimentação.
1. Planeje-se
Aposte no planejamento da sua alimentação ao longo da semana. Se o tempo for curto, invista no pré-preparo dos alimentos e congele em pequenas porções. Annelise frisa que o ideal é organizar a dispensa e a geladeira, deixando visível os alimentos mais naturais, como frutas, verduras e legumes já higienizados.
2. Comida caseira
A internet está cheia de receitas de alimentos caseiros, simples e que são da época da nossa infância. Os especialistas ressaltam que alimentos naturais e caseiros são melhores para a saúde do que os industrializados. Então, se jogue na cozinha.
3. Procure distrações
Quando a ansiedade bater, invista em atividades prazerosas, como leitura, meditação, exercícios físicos, trabalhos manuais e o que mais te der tranquilidade.
Diversos vídeos no Youtube ensinam como praticar a meditação e exercícios de respiração, que promovem o bem-estar e diminuem a ansiedade.
4. Beba água
A água é extremamente importante para o funcionamento do corpo e pode ser negligenciada com frequência. Além de auxiliar na digestão, ela pode aumentar a saciedade.
5. Invista em chás relaxantes
Os chás – sem açúcar – podem ser aliados importantes para quem deseja descansar e até dormir melhor. Invista nos chás de camomila, erva-doce, valeriana e hortelã.











Olá, deixe seu comentário!Logar-se!