De acordo com testemunhas, há dois meses o dono do imóvel adoeceu gravemente e foi morar com a família.

Cinco cães são resgatados em situação de maus-tratos na capital
Após denúncias do fato, os animais foram encontrados em situação de abandono. / Foto: Divulgação/ Polícia

Cinco cães foram resgatados em situação de abandono, na capital. A ação foi da polícia civil, por meio da (Decat) Delegacia Especializada de Repressão a Crimes Ambientais e de Atendimento ao Turista.

Após denúncias do fato, os animais foram encontrados em situação de abandono, em uma residência localizada na Rua Marquês de Recife, no Jardim Tijuca, em Campo Grande.

De acordo com testemunhas, há dois meses o dono do imóvel adoeceu gravemente e foi morar com a família. Uma das filhas foi até o local e teria deixado o portão de elevação para que os cachorros fossem embora, no entanto eles permaneceram no local, sem o devido cuidado.

Durante o período do abandono, os cães sobreviveram por conta da intervenção dos morados da região, que lhes deram água e comida. 

Conforme a polícia, no local estavam cinco vasilhas vazias, e não foi localizado estoque de ração dentro da casa, sendo assim, os animais estavam sem água e comida quando ocorreu a incursão policial.

Segundo os policiais, o quintal e a varanda, estavam repletos de fezes e vestígios de urinas dos cinco cães, tendo sido constatado também, no corpo dos animais, no chão do quintal e nas paredes da casa, a presença de ectoparasitas (pulgas e carrapatos em grande quantidade), situação grave que constitui risco potencial de transmissão de doenças a humanos e animais.

Diante da gravidade do caso, foi acionada a equipe pericial do Instituto de Criminalística e também a equipe de resgate do CCZ (Centro de Controlo de Zoonoses), que recolheu os animais.

Na mesma data, a autora compareceu à sede da delagacia, tendo sido indiciada por crime de maus-tratos (art. 32 § 1º-A da Lei 9.605/98) e Poluição (art. 54, Lei 9.605/98).