Paciente estava em tratamento quimioterápico para um câncer no intestino e teve crescimento dos cílios como efeito colateral.

Cílios de homem crescem quase 2 cm durante tratamento contra câncer
Paciente estava em tratamento quimioterápico para um câncer no intestino e teve crescimento dos cílios como efeito colateral. / Foto: Reprodução/JAMA Network

Os cílios de um homem espanhol cresceram a ponto de começarem a cachear durante o tratamento que ele realizava para eliminar um câncer de intestino. Os médicos que o atenderam associaram o crescimento de quase 2 centímetros das pestanas à utilização do remédio panitumumabe durante a quimioterapia.

De acordo com o relato publicado na JAMA Networks na quarta-feira (24/4) foi recomendado que o paciente aparasse os cílios para evitar potenciais complicações oculares. O crescimento exagerado poderia provocar machucados na córnea.

O crescimento de pelos induzido por medicamentos geralmente ocorre nos primeiros meses após o início do tratamento e desaparece depois do término da medicação.

O remédio também foi associado a uma série de erupções cutâneas semelhantes à acne no paciente. Os problemas de pele são considerados frequentes nos pacientes que fazem uso da medicação, aparecendo como efeito colateral para 80% dos pacientes que utilizam o quimioterápico.

Os médicos deram corticoides tópicos e antifúngicos ao paciente para reduzir a acne e as lesões da pele. O paciente seguiu fazendo o tratamento com panitumumabe.