Ciberataque gigante tira metade da internet dos EUA do ar
Ataques sobrecarregaram servidor que regula os domínios de internet. / Foto: Fornecido por Catraca Livre

A internet mundial possou na manhã nesta sexta, dia 21, por um grande ataque de negação de serviço, DDoS, quando computadores "zumbis" infectados por hackers sobrecarregam servidores. Desta vez, os ataques são contra a Dyn, empresa de infraestrutura de internet.

O ataque está causando problemas em diversos sites e plataformas utilizados por milhões de usuários, que estão sentindo instabilidade na navegação e uso. Entre os serviços afetados, estão o Twitter, o Spotify, o Reddit, a PlayStation Network, o Imgur e muitos outros.

Usuário de internet nos Estados Unidos e na Europa foram os mais afetados, porém, também foram sentidos reflexo na América do Sul, com Brasil, Uruguai e Argentina; e na Índia e Austrália.

No site oficial da Dyn, há o seguinte comunicado: "Desde às 9:00 começamos a monitorar e mitigar um ataque DDoS contra nossa infraestrutura Dyn Managed DNS. Alguns consumidores podem sentir um aumento na latência DNS e propagação de delay durante este tempo. Atualizações serão postadas assim que disponíveis".

Sites como o Gizmodo chegaram a falar que metade da internet dos EUA estava fora do ar, tamanha a quantidade de sites afetados. Veja abaixo a relação de alguns dos principais:

    ActBlue
    Basecamp
    Big cartel
    Box
    Business Insider
    CNN
    Cleveland.com
    Esty
    Github
    Grubhub
    Guardian.co.uk
    HBO Now
    Iheart.com (iHeartRadio)
    Imgur
    Intercom
    Intercom.com
    Okta
    PayPal
    People.com
    Pinterest
    Playstation Network
    Recode
    Reddit
    Spotify
    Squarespace Customer Sites
    Starbucks rewards/gift cards
    Storify.com
    The Verge
    Twillo
    Twitter
    Urbandictionary.com (lol)
    Weebly
    Wired.com
    Wix Customer Sites
    Yammer
    Yelp
    Zendesk.com
    Zoho CRM