Cidades de MS ocupam o ranking de mais secas do país nas últimas 24h

Com índice entre 14 e 20% em umidade relativa do ar, cidades de Mato Grosso do Sul ocupam o ranking de mais secas do Brasil nas últimas 24h. Contudo, chuvas devem dar uma trégua nos valores extremos, principalmente na região pantaneira e sudoeste, como em Corumbá e Porto Murtinho.
O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) renovou o aviso de tempestade em 50 municípios, a partir das 10h desta quinta-feira (4). Sendo assim, o monitoramento indica perigo potencial para chuvas entre 20 e 30 milímetros por hora ou até 50 milímetros ao dia, acompanhando ventos de 40 a 60 km/h e queda de granizo.
Estão no aviso: Amambai, Anastácio, Angélica, Antônio João, Aquidauana, Aral Moreira, Batayporã, Bela Vista, Bodoquena, Bonito, Caarapó, Caracol, Coronel Sapucaia, Corumbá, Deodápolis, Dois Irmãos do Buriti, Douradina, Dourados, Eldorado, Fátima do Sul, Glória de Dourados, Guia Lopes da Laguna, Iguatemi, Itaporã, Itaquiraí, Ivinhema, Japorã, Jardim, Jateí, Juti, Ladário, Laguna Carapã, Maracaju, Miranda, Mundo Novo, Naviraí, Nioaque, Nova Alvorada do Sul, Nova Andradina, Novo Horizonte do Sul, Paranhos, Porto Murtinho, Rio Brilhante, Sete Quedas, Sidrolândia, Tacuru, Taquarussu, Terenos e Vicentina.
Baixa umidade
Quatro cidades sul-mato-grossenses estão entre as 10 regiões com menor umidade do ar no país, sendo Coxim (14%), Aquidauana (15%), Sidrolândia (15%) e Sonora (15%).
Coxim ocupou a 5ª posição entre as mais quentes, com máxima de 39°C. Aquidauana também está na lista, com calorão de 38,6°C na quarta-feira. Na região de Nhumirim, em Corumbá, os termômetros marcaram máxima de 38,5°C.
Logo, o Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima) explica que a atuação de um sistema de alta pressão atmosférica que favoreceu o tempo mais seco em grande parte do Estado.
Além disso, o período registrou altas temperaturas, com valores acima de 35°C. Em Aquidauana e Corumbá, na região pantaneira, a máxima alcançou os 38°C.
Mudança no tempo
Uma frente fria deve amenizar o intenso calor registrado em Mato Grosso do Sul nos últimos dias. A previsão indica tempo firme com sol e aumento gradual de nebulosidade, com mudança nas condições atmosféricas ao longo do dia.
Conforme o Cemtec, são previstas chuvas de intensidade fraca a moderada, com possibilidade de tempestades acompanhadas de raios e rajadas de vento e leve queda nas temperaturas, principalmente na região sul, pantaneira e sudoeste do Estado.
Essa situação ocorre devido à aproximação e o avanço de uma frente fria, aliado a atuação de uma área de baixa pressão atmosférica. Aliado a estes sistemas, o transporte de calor e umidade e o avanço de cavados deve favorecer a formação de instabilidades no Estado.
Entretanto, o monitoramento indica que haverá um contraste térmico entre as regiões sul e norte do MS, onde as máximas devem atingir 29°C em Ponta Porã e Porto Murtinho e máximas de até 38°C em Aquidauana e Coxim, antes da frente fria amenizar as temperaturas.
Olá, deixe seu comentário!Logar-se!