Até o dia 28 de fevereiro a chuva deverá dar uma trégua aos produtores de soja de Mato Grosso do Sul. A previsão de tempo bom feita pelo Inpe – Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais deve acelerar o ritmo nas lavouras sul-mato-grossenses. De acordo com a circular técnica divulgada pela Aprosoja/MS – Associação dos Produtores de Soja de MS, o Estado colheu até o momento 44,5% da área plantada. O percentual representa 1,024 milhão de hectares do total de 2,3 milhões de hectares da safra 2014/2015.

Os dados fazem parte do monitoramento realizado pelos técnicos do Siga – Sistema de Informação Geográfica do Agronegócio, entre os dias 18 e 20 de fevereiro. No relatório, as regiões Sudeste e Sudoeste aparecem como as mais avançadas, com 51,4% da área colhida. Já o Centro e Norte somam 38,1%. Os municípios mais adiantados na safra de grãos são Aral Moreira (60%), Amambaí (55%), Laguna Caarapã e Vicentina (50%).

No mesmo período do ano passado a área colhida era de 70%, o que indica um atraso no ciclo atual de 25,5%. "A condição climática desfavorável adiou o início do plantio e, posteriormente, o desenvolvimento da soja na fase de enchimento de grãos. Por conta das precipitações das últimas semanas, as máquinas ficaram impedidas de entrar nas lavouras e o trabalho foi interrompido", ressalta Lucas Galvan, gestor técnico do Sistema Famasul – Federação da Agricultura e Pecuária de MS.

O relatório do Siga apresenta ainda dados do Consórcio Ferrugem da Embrapa, referentes à sanidade das lavouras. Os números permanecem estáveis nesta safra, com 19 casos de ferrugem asiática registrados até o momento, sendo que no mesmo período do ano passado 31 casos foram confirmados.

Sobre o Sistema Famasul – O Sistema Famasul (Federação da Agricultura e Pecuária de MS) é um conjunto de entidades que dão suporte para o desenvolvimento sustentável do agronegócio e representam os interesses dos produtores rurais de Mato Grosso do Sul. É formado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Fundação Educacional para o Desenvolvimento Rural (Funar), Associação dos Produtores de Soja (Aprosoja/MS) e pelos sindicatos rurais do Estado.

O Sistema Famasul é uma das 27 entidades sindicais que integram a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA). Como representante do homem do campo, põe seu corpo técnico a serviço da competitividade da agropecuária, da segurança jurídica e da valorização do homem do campo. O produtor rural sustenta a cadeia do agronegócio, respondendo diretamente por 17% do PIB sul-mato-grossense.