Incêndios deixaram seis mortos e 12 feridos.

 Chile decreta estado de emergência por piores incêndios de sua história
Homem cobre seu rosto durante incêndio florestal na cidade de Penco, na região de Concepción / Foto: Juan Gonzalez/Reuters

A presidente do Chile, Michelle Bachelet, decretou o estado de emergência ante os piores incêndios da história do país, que deixam seis mortos e 12 feridos, enquanto estão previstas condições climáticas extremas para esta quinta-feira e começa a chegar ajuda internacional.

Diante da gravidade da situação, Bachelet decretou estado de exceção constitucional, assim como estado e zona de catástrofe para as províncias de Colchagua e Cardenal Caro, na Região de O'Higgins, e para a Região do Maule.

Além disso, está mantido o estado de exceção constitucional de catástrofe na comunidade de Valparaíso.

O'Higgins e Maule são as regiões mais atingidas, embora na quarta-feira vários incêndios tenham ficado descontrolados na região de Bío-Bío.

O fogo alcançou sua rota interportuária Penco-Talcahuano, perto de Concepción, pelo incêndio declarado na região do Bío-Bío.

As chamas atingiram inclusive o pedágio do setor de Penco, segundo o ministério de Obras Públicas.

Com a morte de um bombeiro e de dois policiais na quarta-feira, já são seis as pessoas falecidas no combate aos incêndios, que afetam principalmente o centro e o sul do país.

As mortes dos carabineiros Freddy Fernández Garcés e Mauricio Roca Sepúlveda, no rio Maule, se somaram à de Hernán Avilés, voluntário do Corpo de Bombeiros da comunidade de Talagante, em Santiago, perto de Constitución.

Outros 12 voluntários do Corpos de Bombeiros ficaram feridos na região de Constitución, segundo meios de comunicação locais.
 

Ajuda internacional
 
O subsecretário do Interior, Mahmud Aleuy, agradeceu aos países que apoiaram a emergência, como Colômbia, México, Peru, França, Espanha e Estados Unidos.

No Twitter, anunciou que nesta quinta-feira chegarão ao país "brigadistas colombianos e depois de amanhã (sexta-feira) chegam brigadistas mexicanos".

Antes, Bachelet havia confirmado que um grupo de especialistas franceses viajou às zonas atingidas para listar os recursos que mobilizarão para ajudar no combate aos incêndios.

Por sua vez, o avião Supertrank, com capacidade para mais de 73.000 litros de água, fretado por uma fundação privada americana, começou a operar na tarde de quarta-feira, mas em seu segundo voo não pôde descarregar por falta de visibilidade devido à fumaça.
 
Mais de 4 mil pessoas, entre bombeiros, brigadistas, carabineiros, detetives, funcionários públicos, militares e civis, trabalham em operações para sufocar o fogo.
 

64 incêndios fora de controle
 
O Centro Nacional de Alerta Precoce informa que, dos 99 incêndios declarados, 30 foram controlados, 64 estão fora de controle e 5 foram extintos.

O mais virulento é o de Las Máquinas em Cauquenes, região do Maule, que arrasou 92.000 hectares, seguido pelo incêndio de San Antonio na Flórida, região do Bio-bío, com mais de 4.000 hectares.

No total, a superfície que ardeu na última semana supera os 238.000 hectares.