Vigilância Sanitária notificou o município quanto ao caso.

Chapadão do Sul está em alerta após suspeita de brucelose humana na região
Animais bovinos são portadores da bactéria que causa a doença. / Foto: Ilustrativa/reprodução

A vigilância sanitária notificou, esta semana, o município de Chapadão do Sul, cidade distante 331 quilômetros de Campo Grande, quando a um caso de brucelose humana na região.

De acordo com a prefeitura municipal, após a notificação, acendeu-se um alerta na região para evitar novos casos em moradores da cidade.

A brucelose bovina  uma doença infecto contagiosa, causada pela bactéria brucella, sendo considerada uma zoonose, uma vez que é transmitida ao homem.

A forma de contágio acontece por meio da ingestão do leite cru e não pasteurizado, além de produtos derivados. Pode ocorrer, também, através de carnes mal cozidas, sem inspeção da vigilância sanitária, vindas de animais contaminados com a bactéria.

Para quem trabalha no campo, é possível, também, se contaminar através de secreções, restos de placenta e fetos abortados de animais portadores da doença.

Sintomas
Para quem tiver infectado com a bactérias, os sintomas são febre contínua, dores musculares e articulares, suores noturnos, fraqueza e cansaço.

Prevenção
Para evitar o contágio da doença em animais, é preciso reforçar a vacinação em fêmeas de três a oito meses. Além disso, os pecuaristas precisam estar atentos ao rebanho, caso apresentem algum sintoma.

É preciso que a população evite comprar leite e seus derivados sem o serviço de inspeção municipal, estadual ou federal, bem como carnes, também.