Cerol em linha de pipa corta pescoço de motociclista
Motociclista tem pescoço cortado com linha de cerol / Foto: Patrícia Mendes/Midiamax

O cerol em pipas volta a fazer vítimas. Na Capital, um frentista de 37 anos voltava para casa, na tarde de domingo, quando teve o pescoço cortado, no Bairro Moreninhas.

Segundo o Midiamax, na motocicleta dele há vareta de proteção, mas a linha 'batizada' com cerol veio do outro lado e acertou o frentista. O corte pegou de um lado a outro. O caso foi denunciado junto a Guarda Civil.

O jornal eletrônico da Capital esteve, semana passada, no Jardim Panamá e Altos do Panamá, onde constatou que crianças e jovens estavam soltando pipas com cerol.

Segundo o site, eram em torno de 50 pessoas. Alguns estavam em carros e motocicletas promovendo rachas para pegar as pipas que foram cortadas com as linhas de cerol (pó de vidro ou limalha de ferro moído, misturado a cola e passado na linha da pipa).

Denúncias sobre esta atividade ilegal, pelo telefone 190 (Polícia Militar).

Cuidados com a brincadeira

Não solte pipas perto da rede e da fiação elétrica, prefira os campos abertos ou parques;Corte com cerol

Se a pipa enroscar nos fios da rede elétrica, não tente tirar. Ao puxar a pipa, os fios podem se tocar, provocando curto-circuito e rompimento de cabos. Isso ocasiona falta de energia e pode causar graves acidentes.

Não solte pipas em dias com chuva ou relâmpagos. Você corre o risco de levar uma descarga elétrica;

Não use cerol na linha das pipas, que, além de ser proibido, constitui um grande risco para as pessoas, podendo cortar a rede elétrica e provocar acidentes graves com ciclistas e motociclistas;

Evite usar linhas metálicas ou fitas magnéticas (de vídeo, K7), que são materiais condutores de energia elétrica e podem causar acidentes;

Não suba em telhados, lajes, postes ou torres para empinar ou recuperar pipas;

Não tente retirar as pipas, rabiolas e papagaios engatados na rede elétrica. Esse tipo de situação é responsável por boa parte das interrupções no fornecimento de energia elétrica no mês de julho e podem causar acidentes fatais.