A Sesau suspendeu o uso da da Butantan-DV em Campo Grande
Segundo informado pelo Ministério da Saúde, os três casos graves relacionados à aplicação da vacina contra a dengue desenvolvida pelo Instituto Butantan ocorreram em profissionais da atenção primária à saúde. O imunizante foi suspenso enquanto os casos são investigados.
As três ocorrências são duas mortes e uma paciente, que precisou de internação em UTI (unidade de terapia intensiva), mas se recuperou, conforme publicado pela CNN Brasil. No geral, são 42 eventos adversos graves registrados entre cerca de 500 mil doses aplicadas.
Segundo o Ministério da Saúde, ainda não há evidências suficientes para comprovar uma relação de causa e efeito entre a vacinação e os episódios.
Entenda
No início da tarde desta segunda-feira (8), o ministro Alexandre Padilha, do Ministério da Saúde, anunciou a suspensão do uso da vacina produzida pelo Instituto Butantan. Mato Grosso do Sul passou a aplicar a vacina após constatar epidemia de chikungunya.
No entanto, o Ministério da Saúde determinou a suspensão até que ocorram todas as investigações.
A Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) suspendeu o uso da Butantan-DV em Campo Grande. Conforme a Secretaria, as vacinas serão mantidas em armazenamento e não serão aplicadas até que o Ministério da Saúde defina novas orientações sobre a retomada do uso ou eventual descarte dos imunizantes.
A SES (Secretaria de Estado de Saúde), vinculada ao Governo de Mato Grosso do Sul, informou que irá aguardar orientações do Ministério da Saúde sobre a suspensão da vacina contra dengue produzida pelo Instituto Butantan.













Olá, deixe seu comentário!Logar-se!