O autor viu que a vítima estava com dificuldade financeira e então ofereceu o empréstimo.

Casal denuncia “amigo” por agiotagem após empréstimo de R$ 55 mil
Delegacia onde o caso foi registrada no incio da tarde desta sexta-feira (23). / Foto: Marcos Maluf

Na tarde desta sexta-feira (24), um casal de 35 e 28 anos, procuraram a polícia civil para informar que estavam sendo ameaçados e perseguidos por um conhecido que emprestou R$55 mil para eles. O caso aconteceu na região do Bairro Jardim das Nações em Campo Grande.

Segundo o relato do casal à polícia, o homem de 34 anos era personal trainer de uma das vítimas, e em conversas o personal viu  que a vítima estava com dificuldade financeira e então ofereceu o empréstimo, onde combinaram  o valor de dez por cento ao mês para pagamento.

Toda essa situação aconteceu em Março de 2023, mas no mês de julho do mesmo ano, após alguns pagamentos, o autor disse que queria mais dinheiro, e que as vítimas tinham que pagar mais com a recusa do juros abusivo, o personal trainer começou a perseguir e ameaçar as vítimas. O casal entregou um pen-drive com áudios, vídeos de câmeras de segurança, e fotos, onde mostra toda a situação.

As vítimas contaram ainda que quase todos dias, o autor vai a sua residência, danificam portão, cola fitas, fica parado com veículo na frente ou próximo ao local. O autor chegou a fazer ameaças ao casal alegando ter amigos policiais e bandidos. E  às vezes impediu o casal de sair de casa.

Agiotagem: O termo agiotagem consiste no empréstimo de dinheiro a juros excessivos, superiores àqueles legalmente permitidos em Lei, cuja prática de cobrança é considerada Crime contra a economia popular, para quem comete esse crime a pena é  prevista de 6 meses a 2 anos de detenção e multa.

Com medo, o casal foi até a Cepol (Centro de Polícia Integrado), onde fizeram a denúncia, e o caso foi registrado como Perseguição. Os dois também optaram em fazer a representação criminal contra o autor. O caso segue sendo investigado.