Segundo o Ministério Público, 800 kg de carne de cavalo e carne estragada eram destinados por semana a hamburguerias da cidade da Serra Gaúcha.

Carne de cavalo era vendida para hamburguerias de Caxias do Sul, diz MP
Operação Hipo descobriu esquema de criação de cavalos para abate em substituição à carne bovina. / Foto: Ministério Público do Rio Grande do Sul

Seis pessoas foram presas por participar do abate, processamento e venda de carne de cavalo e carne estragada para hamburguerias de Caxias do Sul, segundo declaração de membros do Ministério Público do Rio Grande do Sul (MPRS) nesta quinta-feira (18).

As investigações apontam a distribuição de 800 kg de carne por semana para estabelecimentos da região. O MPRS aponta ainda a possibilidade de que 60% das hamburguerias da cidade tenham comprado carne de cavalo ou estragada processada pelo frigorífico clandestino.

As perícias realizadas em duas hamburguerias de Caxias do Sul confirmaram a presença de DNA proveniente da carne de cavalo nos lanches dos estabelecimentos Mírus Hambúrguer e Natural Burguer.

As investigações apontam que também era utilizada de carne estragada, lavada para tirar o odor e misturada a outras na confecção dos hambúrgueres.

Investigações
O MPRS iniciou a investigação há cerca de dois meses, deflagrada a partir de denúncias da Inspetoria de Defesa Agropecuária de Caxias do Sul. Segundo o órgão, havia abate clandestino de cavalos e posterior trituração para venda em forma de carne moída na região cidade de Caxias do Sul, na Serra Gaúcha.

A Justiça do Rio Grande do Sul liberou a interceptação e análise de conversas telefônicas que permitiram ao Ministério Público chegar ao grupo.

O MPRS disse ainda que o grupo responsável pela venda de carne de cavalo aos estabelecimentos não possuía autorização para o abate e comercialização de nenhum tipo de carne e que o local onde o produto era processado apresentava péssimas condições de higiene.

Foram emitidos 15 mandados de prisão para participantes de toda a operação, da criação à comercialização, passando pelo abate e armazenamento da carne.