Sua alimentação diária inclui carnes? E o que você prefere, frango, carne de boi, de porco ou peixe? O Bem Estar desta quinta-feira (24) convidou a nutricionista Isabela Pimentel para explicar qual parte do frango tem mais gordura e para falar que a carne de porco pode ser magra, sim. E comida japonesa, você gosta? O cardiologista Roberto Kalil conta porque a gente tem que tomar cuidado com o shoyu.

De acordo com a nutricionista Isabela Pimentel, o ideal não é optar apenas por um alimento, seja carne de boi, de frango ou de peixe. A OMS recomenda uma porção de 100 gramas de carne por dia, divididos de acordo com a preferência e a necessidade individual. Já o peixe deve ser escolhido, no mínimo, duas vezes na semana.

A grande maioria da população está habituada a consumir frango, peixe, boi e porco, mas ainda há dúvidas em relação a essas carnes e muita rotulagem: frango é bom, boi é ruim, peixe é saudável? Esses mitos precisam cair por terra, cada carne tem seus benefícios e malefícios e deve ter espaço na dieta do brasileiro.

A carne vermelha tem esse nome porque carrega hemoglobina, célula que dá cor ao sangue e transporta o ferro, por isso, a carne do boi tem mais ferro que a do frango. Em relação à gordura, tem carne branca que é mais gordurosa que a carne vermelha e vice-versa, isso não é uma regra, depende do corte. Uma característica interessante da carne é que para cada 1 grama de gordura saturada, ela tem 1 grama de gordura monoinsaturada (a mesma do azeite de oliva), ou seja, metade da gordura da carne pode trazer doenças e a outra metade, ajuda a neutralizar.