Carnaval: folia para uns, muito trabalho para outros
Camarote da Schin sendo preparado para a festa em Salvador

Chegou o Carnaval. Época de diversão, folia, folga… folga? Bom, só para alguns. Para quem está por trás de todas as festas e eventos dessa data, descanso é a última opção da lista. O período é uma grande oportunidade de negócio para muitas marcas. E aí muito gente tem que colocar a mão na massa para as ações acontecerem. Para o bloco sair, é preciso dinheiro. Quem coloca dinheiro na festa, quer retorno. E para haver retorno, é preciso trabalhar. E trabalhar muito.

A marca de cervejas e refrigerantes Schin, por exemplo, é uma das principais patrocinadoras da festividade no Brasil e já desenvolveu grandes ações no Carnaval de Salvador e Olinda. Neste ano, a companhia vai oferecer ao público seis dias de festa, recheados de atrações musicais no circuito Barra-Ondina (Dodô). O Camarote vai funcionar das 18h às 5h.

Artistas como Calinhos Brown, Ivete Sangalo, Michel Teló, Falcão, Banda Eva, Samuel Rosa e Thiaguinho farão parte da ação promovida neste ano, além de DJs renomados. Essa edição trará personagens e brincadeiras lúdicas que envolvem o mundo circense para o Circuito Dodô. Quem quiser participar vai precisar desembolsar R$ 640,00 por cada ingresso.

A Schin completou em 2009 10 anos como patrocinadora oficial do Carnaval de Salvador. Nesse período, aprendeu que a personalização dos serviços prestados é o grande diferencial, num mar bastante concorrido. Em seu camarote, por exemplo, os foliões terão acesso a customização de camisetas, spa e até serviços de maquiagens e penteados.

Investimentos

Outra empresa que marcará presença no Carnaval baiano é o Itaú. Em 2010, junto com a Nova Schin e a Petrobras, o banco adquiriu as cotas sêniors para patrocínio festa de Salvador, o que custou cerca de R$ 3,1 milhões, superior à cota de 2009 (R$ 1,84 milhão) e de 2008 (algo entre R$ 1,6 e R$ 2 milhões).

As empresas que patrocinam o Carnaval têm direito a merchandising nos circuitos da folia e nas principais vias da cidade. Para este ano, a marca realizará o patrocínio oficial junto com a Itaipava e a companhia aérea Air Europa, empresa aérea oficial da festa.

"Ser protagonista deste acontecimento de ressonância mundial proporciona uma extraordinária visibilidade para nossa companhia em um momento de clara expansão no Brasil e especialmente na Bahia, além de demonstrar o compromisso da Air Europa com esta cidade", assegura Enrique Martín-Ambrosio, diretor geral da Air Europa no Brasil. A companhia pretende realizar ainda a veiculação de vídeos promocionais nas aeronaves, anúncios na revista de bordo e intermediação para a divulgação de Salvador nos principais mercados emissores da companhia.
Ações focadas

A Nestlé, outra grande empresa que costumar aproveitar o carnaval pra realizar ações de marketing, opta normalmente por não patrocinar oficialmente o evento de nenhuma cidade, mas sim realizar ações isoladas nos pólos carnavalescos do país. Neste ano, a empresa é uma das patrocinadoras da escola de samba Unidos da Tijuca, que traz como tema as tradições da Suíça. Em 2011, a marca patrocinou a escola de samba carioca Beija Flor, que na época trouxe uma homenageou à vida do cantor Roberto Carlos, conquistando assim seu 12º título. Além delas, a marca apoiou em 2005 a Acadêmicos da Grande Rio e, em 2002, a paulista Mocidade Alegre.