Evento realizado de 3 a 5 de setembro reúne integrantes da Advocacia Pública federal e estadual, além de representantes dos 79 municípios de Mato Grosso do Sul

Em uma iniciativa pioneira para modernizar a atuação jurídica no setor público, o Bioparque Pantanal sediou a etapa presencial da Caravana de Inovação da AG (Advocacia-Geral da União).
O evento, realizado nos dias 3, 4 e 5 de setembro, reuniu integrantes da Advocacia Pública federal e estadual, além de representantes dos 79 municípios de Mato Grosso do Sul.
Mato Grosso do Sul é o terceiro estado a receber a caravana e o primeiro da região Centro-Oeste. O estado recebe a ação logo depois do Paraná, sendo o Ceará o primeiro a recebê-lo.
A iniciativa é uma parceria entre o Laboratório de Inovação da AGU e a PGE-MS (Procuradoria-Geral do Estado de Mato Grosso do Sul). Durante a cerimônia de abertura, foi assinado um acordo de cooperação técnica entre a União e o governo do estado para consolidar a parceria.
(Foto: Madu Livramento, Midiamax)
Transformação digital
O vice-governador, José Carlos Barbosa (PSD), representou o governador Eduardo Riedel e destacou a importância do evento para a transformação digital do estado.
“Mato Grosso do Sul tem uma das leis de inovação mais modernas do país. O sistema de compras do Mato Grosso do Sul é um sistema referenciado nacionalmente, mas compartilhar a experiência e receber também aprendizagem daqueles que estejam à nossa frente, é fundamental para podermos transformar um estado ainda muito cartorial, um estado mais digital”, afirmou.
Ele reforçou a importância de integrar os municípios do interior, lembrando que a inovação deve ser socializada e citando avanços já alcançados, como o uso de tecnologia na segurança pública para simplificação de processos e melhoria dos serviços à população.
“É impossível se pensar em inovação tecnológica no setor público imaginando apenas a união sem os estados ou os estados sem os municípios. A tecnologia tem que ser socializada e é exatamente isso que nós estamos fazendo”, disse.
A procuradora-geral do Estado, Ana Carolina Ali Garcia, enfatizou a relevância do diálogo entre as instituições. “Compartilhar uma atuação cooperativa entre as instituições nessa pauta da inovação. Sabemos aí que todas essas transformações digitais, uso da IA, regulação, nos chamam a sentar uma mesa de diálogo, as instituições federais, estaduais e municipais”, explicou.
A caravana começou em agosto com oficinas virtuais, e a etapa presencial no Bioparque conta com palestras e oficinas práticas. O objetivo é, ao final do evento, construir uma carta com propostas de soluções inovadoras para o serviço público. “O nosso propósito é melhorar a qualidade do serviço para a sociedade”, concluiu Ana Carolina.
Olá, deixe seu comentário!Logar-se!