Objeto passará por nova análise, mas Césio-137 foi desmentido.

Cápsula recolhida em ferro-velho não tem conteúdo radioativo, afirma prefeitura
Cápsula foi encontrada em ferro velho após denúncia à Vigilância Sanitária. / Foto: Divulgação | Prefeitura de Arapiraca

A Prefeitura de Arapiraca, no interior de Alagoas, afirmou que a capsula localizada em um ferro-velho pela Vigilância Sanitária, na tarde da terça-feira (22), não continha material radioativo. A suspeita era que o objeto guardasse césio-137, mas, de acordo com nota do município, uma análise constatou que o conteúdo não ofertava perigo.

“Em se tratando de um tubo de raio-X, nos tranquilizamos e também a própria população. O material foi encontrado fechado, por isso não apresenta perigo. E, mesmo se tivesse sido aberto, não teria a proporção do césio-37. O risco de contaminação seria restrito para quem manipulasse o material”, relatou, por meio de nota, o coordenador da Vigilância Sanitária de Arapiraca, Edilson Melo.

Césio-137 é a mesma substância que causou, em 1987, no maior acidente com lixo radioativo do mundo, quando catadores de lixo furtaram uma máquina de raio-x, desmontaram as peças e encontraram uma capsula contendo a susbstância. Ao todo, quatro pessoas morrera e outras 100 tiveram sequelas devido à ação do material, que é extremamente radioativo.

A nota destaca, ainda, que o objeto vai passar por nova avaliação no Centro Regional de Ciências Nucleares. Até lá, a capsula seguirá armazenada em local seguro, aguardando o recolhimento adequado da empresa. Até o momento, o proprietário do ferro-velho não revelou procedência ou há quanto tempo o objeto estava no local.