Capacitação oferece alternativas para controle do orçamento em 2015

O ano começou com aumento da inflação em 1,24% pelo IPCA – Índice de Preços ao Consumidor e reajuste nos preços de produtos básicos. De acordo com a instrutora do Senar/MS – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de MS, Rosa Helena Nunes, para manter a qualidade de vida em 2015,o brasileiro precisa buscar alternativas para driblar os reajustes e economizar. Com foco no tema, a entidade oferece curso “Família, qualidade de vida e orçamento familiar” em Angélica, nos dias 10 e 11, em Cassilândia em 11 e 12 e em Inocência nos dias 12 e 13 de fevereiro.

A julgar pelos aumentos mais recentes nos preços de produtos e serviços, o ano vai exigir controle rigoroso no orçamento. Alimentos e bebidas, combustível e energia elétrica foram alguns dos setores que sofreram reajustes. Segundo os dados do Sinpetro - Comércio Varejista de Derivados de Petróleo e Lubrificantes de MS, encher o tanque de gasolina está 7,2% mais caro em 2015. Segundo dados do Dieese – Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos, o campo-grandense gastava em média R$ 99 com a compra de carne em 2013. Já em 2014, o valor subiu para R$ 118, variação de 19,2%.

Para a Rosa Helena, que também é pedagoga, é preciso saber poupar independentemente da inflação. “O consumo consciente é o primeiro passo para ter qualidade de vida e não se endividar, ou seja, comprar apenas o necessário”, enfatiza. Para a instrutora do Senar/MS, a propaganda do consumo, de que para viver bem as pessoas precisam sempre adquirir mais e mais, prejudica a qualidade de vida. E ela não se refere apenas a bolsas e sapatos, por exemplo. “Se eu consumo muitos alimentos gordurosos, estou gastando mais e ao mesmo prejudicando a saúde do meu corpo e da minha mente. Se eu reduzo esse consumo, me beneficio de várias formas”, explica Rosa Helena.

Na qualificação do Senar/MS, além do foco no controle do orçamento familiar é abordada a qualidade de vida voltada para a saúde mental, ambiental e social. Ainda segundo a instrutora da entidade “o bom convívio social e a preocupação com os recursos naturais, como a água, são de suma importância para ter em mente que o controle de gastos te ajudará a gastar apenas com o que é necessário”, considera Rosa Helena, que incentiva os participantes do curso a poupar e trabalhar a questão da convivência ao mesmo tempo.

Na semana de 9 a 14 de fevereiro, o Senar/MS oferece 578 cursos para o homem do campo. Para saber mais, acesse www.senarms.org.br, ligue no 3320-9700 ou entre em contato com o Sindicato Rural do município onde será realizado o curso de interesse.