Funcionários encontraram no campus uma capivara atacada na segunda-feira (1°) e na semana passada avistaram uma onça.

Campus alerta alunos após aparição de onça em Universidade
Capivara encontrada ferida em campus. / Foto: Divulgação/ UEMS

A UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul) unidade de Aquidauana está alertando funcionários e alunos a não andarem sozinhos pelo campus da unidade após uma capivara ser encontrada morta dentro do universidade. A suspeita é que ela tenha sido abatida por uma onça, entre a noite de domingo e madrugada de segunda-feira (1°).

O gerente da unidade da UEMS Elói Panachuk, explicou ao Campo Grande News, que funcionários já haviam avistado na semana passada um onça andando pelo local. Ele explicou ainda que o campus fica em uma fazenda de 800 hectares há 15 km da cidade. O local fica também próximo ao morro na região do Pantanal.

A capivara foi encontrada morta, bastante machucada na manhã de ontem na área experimental de produção. Funcionários que trabalham em pesquisa, que moram na região há muito tempo e que conhecem ali, disseram que acreditam que a onça estaria ensinando os filhotes a caçarem, já que a capivara estava bastante ferida, porém não foi comida. A tese também foi concordada com um professor de zootecnia da universidade.

Depois disso, a universidade emitiu um alerta aos alunos para que não andem sozinhos pelo campus, se não com funcionários, que seja em grupos e que evitem passar por lá no início da manhã, final da tarde e a noite, que são horários em que os animais costumam caçar.

A suspeita é que haja uma população de onças pelo local já que há outros registros de aparição do animal na região. A PMA (Polícia Militar Ambiental) foi acionada e ficou de comparecer na UEMS nesta terça-feira (2).