Faltando 15 dias para terminar o ano, a Capital contabiliza quase 400 acidentes a mais do que no ano passado.

Campo Grande registrou mais acidentes em 2021 do que em todo o ano de 2020
Campo Grande registrou 9.671 acidentes em 2021. / Foto: Silas Lima

Os registros de acidentes ocorridos em Campo Grande, em 2021, ultrapassaram os ocorridos em todo o ano de 2020, conforme levantamento divulgado pelo Batalhão de Polícia Militar de Trânsito - BPTran, nessa quinta-feira (16).

Até o momento, 9.671 acidentes foram registrados, 380 a mais do que em 2020.

Desde 2019, o acesso às ocorrências de trânsito se tornou mais acessível com a implantação do registro on-line.

Dessa forma, o Comandante do BPTran, tenente-coronel Wellington Klimpel do Nascimento, associou o acréscimo das ocorrências registradas nesse ano, comparado com 2020.

“Creio que esse aumento de registro de sinistros teve esse acréscimo devido a própria divulgação do que é um boletim on-line, onde a pessoa, de onde estiver, consegue fazer o registro de sinistro de pequena monta”, disse.

De acordo com o estudo, as avenidas Afonso Pena e Duque de Caxias lideraram os acidentes nos dois anos, alcançando as primeiras posições respectivamente. Outras avenidas que seguem no topo são a Mato Grosso e Guaicurus.

O militar destacou, ainda, que as avenidas onde mais ocorrem os acidentes possuem um fluxo mais intenso de veículos, por se tratarem de vias que ligam lados opostos da cidade. Somente a avenida Afonso Pena, por exemplo, tem 7,8 km de extensão.

Mês com maior ocorrência
No relatório divulgado, os meses de junho, setembro e maio, foram os que mais registraram batidas em 2021, com 926, 916 e 903, respectivamente.

Em 2020 o cenário foi diferente. Os meses de dezembro, outubro e novembro, lideraram as ocorrências.

O dia da semana em que mais ocorre acidente é a sexta-feira, às 17h.

Atenção
Em ambos os anos, a maioria dos acidentes ocorreram por falta de atenção, segundo os motoristas. Em 2020 foram 7.301, e em 2021, 7.637.

O comandante do BPMTran reforça que o cidadão deve ser preventivo na hora de dirigir para evitar que os acidentes ocorram, causando, além dos prejuízos materiais, mortes.

Até o dia 1° de dezembro, 70 pessoas morreram em decorrência de acidentes de trânsito em Campo Grande neste ano.

“O condutor, quando estiver no seu veículo, tem que ter mais atenção no seu dia a dia”, concluiu o comandante.